Para incentivar a doação de sangue entre o público apto para doar, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) e a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) firmaram uma parceria para promover um curso de formação de agentes multiplicadores de doação de sangue, realizado ontem (13) para colaboradores do HCP. A capacitação teve como facilitadora Josinete Gomes, assistente social – supervisora de captação de doação no Hemope.
A iniciativa foi da agência transfusional do hospital, com apoio da educação permanente, para disseminar conhecimentos sobre os critérios de doação e ajudar as equipes assistenciais a estimular o envio de doadores ao Hemope. Durante o curso, os funcionários puderam aprender vários dos tópicos apresentados por Josinete, os quais incluíram a história e importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e desmistificações a respeito da prática da doação de sangue.
“É de suma importância para a gente dar passos maiores sobre a divulgação, sobre a sensibilização e, principalmente, para que pessoas que atuam dentro do hospital tenham o entendimento do valor da bolsa de sangue e o quanto é fundamental cada um, nas suas atividades, replicar informações para quebrar tabus sobre a doação e, consequentemente, termos mais doadores”, pontuou Josinete Gomes.
De acordo com Karina Caldas, médica hematologista e supervisora técnica da agência transfusional, a capacitação é uma experiência positiva e nova no HCP:
“Os agentes captadores são parceiros da agência transfusional na missão de aumentar o envio de doadores ao HEMOPE. Como os hemocomponentes são produtos que dependem da ação voluntaria de doadores de sangue, cabe a agência transfusional disseminar no ambiente hospitalar, conhecimentos sobre o tema. Estamos confiantes que aumentaremos as doações de sangue nos próximos meses”, ressaltou.
A agência transfusional coordena todas as etapas relacionadas à estocagem necessária das bolsas de sangue e hemocomponentes para as transfusões e reserva cirúrgicas.
Ao final do curso, todos os participantes receberam o certificado.
Doação de sangue
Há alguns pré-requisitos fundamentais para que uma pessoa possa ser um doador de sangue.
É preciso se identificar com documento oficial com foto, na hora da doação, ter, no mínimo, 16 anos completos e no máximo 69 anos. Para os doadores menores de 18 anos, é necessário a presença e o acompanhamento de um dos pais ou responsável legal durante o processo de doação. Além disso, o doador deve pesar acima de 50 kilos e não poderá estar em jejum no dia da doação.
Doar sangue é um ato voluntário e salva vidas. Mais do que um dever de todo cidadão, é um gesto de amor. Uma das maneiras de ajudar os pacientes oncológicos do HCP, é doando sangue.
Onde doar?
HEMOPE – Recife
1º (Hemocentro Coordenador)
Rua Joaquim Nabuco, 171 – Graças – Recife
Fone: 0800 081 1535
Atendimento: Segunda a sábado, das 7h15 às 18h30, inclusive nos feriados.