Boas novidades referentes ao mundo da oncologia foram apresentadas no Encontro Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco), o mais importante evento sobre o tema, realizado em Chicago, nos Estados Unidos. Dentre as novidades, um estudo citado e referenciado pela comunidade oncológica e que tem o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) como instituição proponente através do Dr. Vandré Carneiro, oncologista ginecológico do HCP.
Trata-se do LESSER (Less Surgical Radicality for EaRly Stage Canter Cervical), um ensaio clínico multicêntrico que avaliou a eficácia e segurança da histerectomia simples em estágio inicial do câncer cervical ou câncer de colo de útero, em comparação a histerectomia radical. A pesquisa contou com a participação do Instituto de Medicina Integral Professor Figueira (IMIP), Hospital de Câncer de Pernambuco e Santa Casa de Maceió, e é considerado uma mudança de conduta a nível mundial e já foi apresentado em diversos eventos importantes sobre câncer.
“É um estudo que ajuda a definir o que pode ser um novo padrão para quem é seguro realizar uma cirurgia menor e sem prejuízo do ponto vista oncológico. O estudo só foi possível devido ao apoio das pessoas que fazem as instituições participantes”, diz Dr. Vandré Carneiro.
Pesquisadores participantes: Manoel Rodrigues Andrade; Aldo Vieira Barros; Luciana Holanda Lima Dornelas Câmara; Nathalia Moreira Ramalho; Márcia Angélia Lucena; Diogenes Fernando Santos Fontão; Tyrone César Silva Júnior; Artur Lício Rocha Bezerra; Glauco Baiocchi.