O Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar, realizado em Gramado (RS) pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH), promoveu mais uma edição com a presença da comunidade farmacêutica de várias partes do País. Representando o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), a farmacêutica Rafsanjani Bernardo foi ao evento para apresentar um trabalho desenvolvido na instituição por ela e por Caroline Oliveira, que já foi farmacêutica clínica do HCP. O estudo teve a orientação da coordenadora da Farmácia Oncológica, Juvanier Romão.
Rafsanjani e Caroline avaliaram o uso do antibiótico cefazolina, administrado em casos de profilaxia cirúrgica. Elas chegaram a conclusão de que a utilização prolongada de antibacterianos no pós-operatório do paciente vem sendo cada vez mais desencorajado, pois impacta no aumento do risco de efeitos colaterais indesejáveis, elevação dos custos e pode levar à resistência bacteriana.
Como uma das autoras da pesquisa, Rafsanjani destacou a experiência positiva que teve em participar do maior evento da área farmacêutica do Brasil e da América Latina.
“Foi um momento muito gratificante que me proporcionou conhecer outras realidades, além de trocar experiências com profissionais farmacêuticos de todo o país”, disse.
Como orientadora, Juvanier Romão salientou a contribuição para a visibilidade da farmácia clínica e para o ensino e pesquisa do HCP.”Este trabalho é de grande relevância por demonstrar a importância do monitoramento do uso de antimicrobianos pelos farmacêuticos clínicos do HCP. Através do monitoramento foi constatado que realmente há necessidade do controle efetivo do uso de antimicrobianos, pois o estudo demonstrou que o uso prolongado de cefazolina no pós-operatório pode acarretar aumento do risco de efeitos colaterais e elevação de custos”, completou Juvanier Romão.
O Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar
Realizado em Gramado, no Rio Grande do Sul, de 1º a 3 de junho, o Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar teve como principal propósito proporcionar uma visão abrangente do papel dos farmacêuticos em diversas áreas, com destaque para a prática clínica embasada em evidências científicas resultantes de pesquisa, ensino e assistência.