Ainda dentro do projeto de melhorias dos sistemas da instituição, o departamento de Tecnologia da Informação do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) agora trouxe mudanças aos processos de captação de informações realizados pelo departamento de nutrição. As adequações trouxeram mais agilidade, melhor gerenciamento dos dados, possibilidade de acesso aos registros por outros profissionais da assistência, assim como economia na impressão de documentos.
Kleres Luciana, nutricionista clínica da equipe do HCP, explicou que o documento em questão é o “Protocolo de Triagem de Risco Nutricional – NRS 2002 para adultos”, questionário aplicado pelo departamento aos pacientes que serão internados, na urgência ou para procedimentos (enfermarias). “Ao preencher o documento, sabemos se o paciente está desnutrido ou em risco de desnutrição, para iniciar a intervenção nutricional”, explica.
Desde o início da implantação da NRS no HCP, o preenchimento era impresso, feito manualmente e anexado ao prontuário físico. Agora, o documento é feito direto no sistema e fica salvo no prontuário eletrônico, podendo ser acessado, inclusive, por outros profissionais, se necessário. “O documento ainda contém funcionalidades específicas para a agilidade no atendimento dos profissionais, como cálculos nutricionais”, explica Márcia Andrade, assistente de suporte II da TI que está à frente do projeto, junto com Luciano Souza, analista de sistema III.
O próximo documento a ser adaptado para o sistema no departamento de nutrição será o Protocolo de Triagem de Risco Nutricional para crianças.