Foto: dr. Armando Cahen, coordenador do serviço de cirurgia plástica do HCP.
Um alinhamento entre o departamento de Tecnologia da Informação (TI) e a equipe de Cirurgia Plástica do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) proporcionou uma modificação importante no Sistema MV PEP (prontuário eletrônico), o que tornou mais ágil o processo de solicitação de cirurgia de todo o hospital.
“A solicitação cirúrgica requer o preenchimento de muitos documentos, o que levava cerca de 20 minutos para cada paciente, fora os demais atendimentos, como triagens e retornos de cirurgias. Isso tornava o processo lento e gerava um tempo longo de espera para o paciente na recepção”, explica dr. Armando Cahen, coordenador do serviço de cirurgia plástica do HCP.
O cirurgião foi o responsável por procurar o departamento de TI do HCP e propor mudanças que facilitariam o trabalho não somente da plástica, mas de todos os ambulatórios cirúrgicos do HCP. Em 15 dias, as melhorias foram implantadas. “Foram melhorias no próprio sistema, incluindo o agrupamento de informações nas mesmas abas, preenchimento automático de informações básicas, ferramenta de texto padrão, entre outros. As adaptações reduziram pela metade o tempo de preenchimento dos documentos”, ressalta Márcia Andrade, assistente de suporte II da TI. Márcia está à frente do projeto, junto com Luciano Souza, analista de sistema III.