Referência em tratamento oncológico no estado, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) dedicou a sexta-feira (3) para a realização de atividades em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer (04 de fevereiro), uma data importante para conscientizar o mundo de que a prevenção é o melhor caminho para combater a doença. Na programação, houve música de voz violão, Estandarte da Esperança, apresentação do coral da Rede Feminina e uma missa em Ação de Graças para homenagear os profissionais da instituição.
A música ficou por conta de Gabriel Lira, já conhecido pelas cantatas no Coral Ressoar. Ao mesmo tempo, o Estandarte da Esperança circulou por vários locais no HCP, levando alegria para pacientes e acompanhantes.
Em seguida, foi celebrada a missa na capela do HCP, com a presença de todos os superintendentes, funcionários, voluntários e de representantes da Secretaria Estadual de Saúde; Domany Cavalcanti, secretária executiva de Regulação; e Gerlane Albuquerque, chefe de gabinete da SES.
Na ocasião, o superintendente geral do HCP, Sidney Neves, aproveitou o momento para reforçar a importância da instituição, que acolhe e trata mais de 50% dos pacientes com câncer em tratamento pelo Sistema único de Saúde (SUS).
“Cerca de 35% das quimioterapias e 45% das radioterapias são realizadas aqui, além de 43% das cirurgias oncológicas. O que demonstra a capacidade e toda a referência que possuímos enquanto único hospital exclusivamente oncológico no estado. Todos que fazem o HCP são muito importantes para que a gente siga ajudando as pessoas a passarem pelo processo da doença que não é fácil”, disse.
A secretária executiva de Regulação, Domany Cavalcanti, visitou as novas instalações do HCP e elogiou as ações de celebração ao Dia Mundial de Combate ao Câncer. De acordo com ela, práticas como essas informam e divulgam os meios de prevenção ao câncer, além de valorizar quem está na linha de frente no tratamento oncológico. “A atuação do Hospital de Câncer de Pernambuco é extremamente relevante, pois, hoje, a instituição é responsável pelo tratamento de mais 50% da população com câncer no estado. E nós Viemos prestigiar o evento para reafirmar a parceria e o compromisso da Secretaria no apoio a essa instituição tão importante”, destacou a secretária.