Nesta terça-feira (27), o Hospital de Câncer de Pernambuco e a Neoenergia inauguraram uma usina de energia solar, produzida em placas solares instaladas em 70% de área do teto da instituição. A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, no qual o HCP foi contemplado e deverá ser beneficiado com uma redução de R$ 390 mil no custo anual de energia elétrica, uma economia que faz enorme diferença positiva no atendimento e tratamento dos pacientes, que hoje corresponde a cerca de 50% dos casos de câncer do estado de Pernambuco, atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A usina tem capacidade para gerar 491 kWp, com uma geração solar anual estimada em 778.615 kWh/ano, uma potência que visa trazer mais sustentabilidade ambiental e financeira para o hospital filantrópico. “Quando a gente reduz a conta de energia com um grande projeto como essa usina de eficiência enérgica, a gente transfere o custo que tínhamos com o pagamento da conta de energia para a atividade final do HCP, que é tratar e acolher bem nossos pacientes que hoje estão em tratamento oncológico. Agradeço à Neoenergia pela parceria e por nos ajudar a proporcionar o melhor para esta instituição que é referência no nosso estado”, comemorou a superintendente geral do HCP, Dra. Cláudia Barbosa.
Estiveram presentes na cerimônia de inauguração a diretora vice-presidente de Regulação, Institucionais e Sustentabilidade da Neoenergia, Solange Ribeiro; o diretor de Relações Institucionais, João Paulo Rodrigues; o presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral; o Gerente de Relações Institucionais, Rafael Motta; Superintendente de Clientes, Érica Ferreira e o Especialista de comunicação, André Albuquerque.
Além de Dra. Cláudia Barbosa, representaram o HCP na ocasião: o superintendente de controladoria, Josenildo Martins Sá; o superintendente técnico, Dr. Genildo Lira e o superintendente financeiro, Luiz Caetano.
Esta ação da Neoenergia Pernambuco junto ao HCP coroa uma parceria que já colheu frutos importantes, como a Conta do Bem. “O projeto de energia solar no HCP é um projeto relevante para a Neonergia Pernambuco, na medida que esse é um dos nossos maiores projetos de energia solar no equipamento aqui no estado de Pernambuco. São mais de 900 placas que vão gerar 491 kWp de energia. É energia suficiente para abastecer ¼ do consumo do hospital. É um orgulho imenso para nós, da Neoenergia, estar com essa parceria e contribuir para uma atividade tão relevante para a sociedade pernambucana”, disse o presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral.
A diretora vice-presidente de Regulação, Institucionais e Sustentabilidade da Neoenergia, Solange Ribeiro, destacou a eficiência energética como fio condutor para a sustentabilidade financeira. “A eficiência energética é um dos principais tratamentos que podemos oferecer a instituições como essa, agregando na sustentabilidade financeira. O Hospital de Câncer é uma unidade singular em Pernambuco que faz um trabalho incrível. Ficamos extremamente felizes de poder ajudar a construir soluções para que essa instituição continue prestando tão importante à sociedade”, pontuou.