A equipe da farmácia oncológica promoveu uma ação bem criativa esta semana para orientar os pacientes e acompanhantes sobre como aplicar corretamente o filgrastim, medicação indicada para pacientes que fazem quimioterapia e que passam pelos efeitos do tratamento. Normalmente, o fármaco é administrado em casa pelo próprio paciente ou acompanhante.
A ação foi realizada de forma ilustrativa para facilitar o entendimento do paciente que, muitas vezes, mesmo recebendo todas as orientações de como tomar o medicamento em casa, não aplica da forma correta ou não armazena o filgrastim como deve ser feito. As residentes Silvana Carvalho e Laise Costa encabeçaram a atividade que passou também por algumas enfermarias. De acordo com Silvana, o filgrastim é importante para aumentar a produção de leucócitos, células que agem no sistema imunológico do paciente.
“O filgrastim age na prevenção da neutropenia febril. Por isso, é muito importante seguir as orientações para o uso correto do medicamento prescrito pelo médico”, explica Silvana.
Juvanier Romão, coordenadora da farmácia oncológica, conclui que esse tipo de ação pôde ser explorada através da criatividade de Silvana e Laise, unindo informação e bom-humor. “Elas são muito criativas e pensaram em cada detalhe. A aplicação do filgrastim envolve um processo que precisa se repassado para o paciente de maneira cuidadosa”.