A jornada de apresentações dos Trabalhos de Conclusão da Residência (TCR) foi finalizada no Hospital de Câncer de Pernambuco. Ao longo de uma semana foram apresentados quatro trabalhos produzidos pelos residentes e orientadores. A primeira a mostrar seu trabalho para a banca avaliadora foi Letícia Rafaela de Oliveira Ferreira, residente no programa de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Letícia trouxe o tema: Reflexo da COVID-19 no departamento de cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital de Câncer de Pernambuco.
Sob orientação de Pompeia Freire da Silva, o estudo mostrou uma diminuição nos índices de atendimento e matrícula de pacientes, bem como no número de cirurgias. De acordo com a análise, o primeiro ano da pandemia (2020) foi o mais impactante para o departamento diante da nova realidade.
“Este estudo conseguiu demonstrar que houve impacto na assistência através na análise das médias no departamento neste período. Em 2019, médias mensais de consultas, matrículas e cirurgias/cirurgião foram de 1107, 149 e 15, respectivamente. Em 2020, as mesmas médias foram de 912, 96 e 9, evidenciando uma queda significativa na assistência. Em 2022, as mesmas médias foram de 1284, 179 e 11, o que demonstra retomada dos valores pré-pandemia de atendimentos e matrículas”, explica no estudo publicado.
A metodologia utilizada foi através de questionário no qual foram coletados dados para a pesquisa que serve de fonte para entender o cenário da pandemia no contexto onde se trata cerca de 75% dos pacientes com câncer de cabeça e pescoço no estado.
Encerramento de ciclo
A apresentação do TCR representa mais um encerramento de um importante ciclo para Letícia, que vivenciou a residência em meio a uma pandemia quando tinha acabado de ter se tornado mãe.
“Foi uma excelente experiência dentro do HCP. Minha residência foi atípica porque eu tive minha filha e precisei me afastar em razão da Covid-19, e voltei de licença ainda em pandemia. Fui muito bem recebida e tive muito contato com os pacientes. Foi uma residência excelente”, contou Letícia.