585959
Tabagismo
Exposição a agentes químicos
Ingestão de pouco líquido
Presença de doença na família
Evitar o tabagismo
Evitar o consumo de álcool
Ingerir mais água
Sangue na urina
Ardor e urgência para urinar
Problemas para urinar ou fluxo de urina fraco
Inchaço nas pernas
Perda de peso e de apetite
Anemia
Cansaço
Atenção: Na maior parte das vezes, esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico.
A detecção precoce é uma estratégia para encontrar o tumor na fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento.
Pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos. Neste processo, também pode-se retirar células para realizar biópsia e chegar a um diagnóstico preciso).
Atenção: Não há evidência científica de que o rastreamento do câncer de bexiga traga mais benefícios do que riscos e, portanto, até o momento, ele não é recomendado.
O diagnóstico do câncer de bexiga pode ser feito por exames de urina e de imagem, como tomografia computadorizada e citoscopia (exame que permite investigar a região interna da bexiga. Neste processo, também pode-se retirar células para realizar biópsia e chegar a um diagnóstico preciso).
Atenção: a probabilidade de cura dependerá da extensão (estadiamento) do câncer (superficial ou invasivo) e da idade e saúde geral do paciente.
O tratamento clínico e/ou cirúrgico
Quimioterapia, radioterapia ou a combinação de ambos.
Atenção: A definição do tratamento depende do estadiamento do tumor, o que será avaliado pelo diagnóstico.