Para educar e conscientizar os colaboradores da assistência sobre a importância da segurança medicamentosa, o departamento da Qualidade deu início as palestras sobre a meta 03 da Segurança do Paciente que fala sobre as práticas para melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos. A atividade incluiu apresentação de vídeos e dinâmicas para entreter os participantes.
Como de costume, a equipe elaborou um jeito lúdico para abordar um tema sério. Pois, uma medicação prescrita e preparada de forma incorreta pode causar danos ao paciente. Por isso, a importância do tema deste ano escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A enfermeira da educação permanente, Elayne Heide, se fantasiou de super meta 03 e deu uma aula para enfermeiros, técnicos, farmacêuticos e demais profissionais assistenciais que são responsáveis pelo preparo e administração das medicações.
O Dia Mundial da Segurança do Paciente foi no dia 17 de setembro, uma data instituída pela OMS com o objetivo de tratar do tema ‘segurança do paciente’ como prioridade global na área da saúde. Desde a criação do dia, o HCP engaja os colaboradores com campanhas que lembram das metas estabelecidas pela Organização.
“O propósito das campanhas de conscientização é promover melhorias na segurança do paciente. As ações são voltadas para a redução do risco de dano no cuidado com o paciente. Então, como preconiza a OMS para o Dia Mundial da Segurança do Paciente, o foco é o paciente seguro”, diz Renata Galindo, gerente do setor da Qualidade.
As palestras continuam na tarde desta nesta sexta (23).