O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), instituição referência no tratamento de câncer, tem projetos aprovados no Fundo Municipal e Estadual da Pessoa Idosa, Fundos Especiais de amparo social controlados pelos Conselhos dos Direitos da Pessoa Idosa e fiscalizados pelo Ministério Público, que tem o objetivo de assegurar os direitos sociais dos idosos. No HCP, esse programa possibilita que pessoas jurídicas contribuam com o tratamento oncológico de pacientes idosos em tratamento por meio da destinação de até 1% do imposto de renda devido, sem pagar nada mais por isso.
Para que a destinação seja realizada, basta que a empresa seja tributada com base no lucro real e que declarem o Imposto de Renda no decorrer no ano-calendário. A vantagem desse tipo de destinação é que o contribuinte não paga nada a mais do que já pagaria de IR, mas tem a garantia de que essa parte do imposto será direcionado para projetos dentro do município ou estado de interesse. Ao realizar a contribuição, a empresa ajuda a custear o tratamento hospitalar e ambulatorial prestado aos pacientes idosos, bem como a aquisição de materiais médicos. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimam que 70% dos casos de câncer acontecem na terceira idade, o que está relacionado a fatores como envelhecimento das células e maus hábitos.
Os Fundos são um instrumento de captação, repasse e aplicação de recursos destinados a propiciar programas, projetos e ações voltados às pessoas idosas, conforme determina o Estatuto do Idoso. Apesar de ter como base um imposto de competência federal, os Fundos do Idoso funcionam de forma descentralizada em todo o país, ou seja, cada estado e cada município administra seus respectivos Fundos.
CONHEÇA OS PROJETOS DO HCP APROVADOS PELOS FUNDOS MUNICIPAL E ESTADUAL DO IDOSO AQUI.
Os projetos do Hospital de Câncer de Pernambuco atendem as diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ONU.
Veja como é fácil no passo a passo:
1- Deposite até 1% do valor do IRPJ a pagar na conta do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI) ou do Fundo Estadual dos Direitos do Idoso de Pernambuco (FEDIPE).
FMDPI:
Banco do Brasil – 001
Agência 3234-4
Conta 11341-7
CNPJ 24.129.894/0001-82
Favorecido: Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
FEDIPE
Caixa Econômica Federal
Agência: 1294-6
C. Corrente: 600.430.101-5
CNPJ: 17.612.909/0001-01
Favorecido: Fundo Estadual dos Direitos do Idoso de Pernambuco (FEDIPE).
2- Envie o comprovante do depósito para captacao.recursos01@hcp.org.br com o CNPJ do doador, data e valor efetivamente depositado no FMDPI.
3 – O HCP acompanhará o andamento da destinação e enviaremos o recibo do FMDPI, assinado pelo Conselho Municipal do Idoso, comprovando a destinação.
Dúvidas?
Fale com o seu contador
Ou ligue (81) 3217-8004.