Para celebrar a conclusão de mais uma etapa dos programas da residência médica, multiprofissional e uni profissional em oncologia, o Hospital de câncer de Pernambuco (HCP) realizou tradicional cerimônia de encerramento nesta terça-feira (01). O momento marcou união dos residentes de diversas áreas que, por três anos vivenciaram experiências na assistência ao paciente em um período longo e difícil provocado pela pandemia.
A cerimônia reforçou, mais uma vez, que o HCP é referência não apenas no tratamento de câncer, mas também na formação de novos profissionais. Participaram do evento superintendentes, coordenadores e funcionários da instituição. Dr. João Alberto, superintendente técnico do HCP, destacou a importância dos programas da residência: “Um dia memorável, pois encerramos mais um ciclo dos novos residentes que formamos aqui no hospital. A cada ano lançamos no mercado profissionais capacitados para exercer a profissão na área da oncologia, e neste ano vamos iniciar uma nova etapa dos programas da residência”.
Na ocasião, não faltaram emoção e sentimento de gratidão. Aliás, ‘gratidão’ foi a palavra que simbolizou a celebração. Entre formandos e coordenadores, todos agradeceram pelo aprendizado adquirido, como Marcos Pacheco, formado em odontologia e especializado em odontologia oncológica pelo HCP. Vindo de Arcoverde, no interior de Pernambuco, o recém concluinte da residência disse que desde a graduação sonhava em trabalhar na área da oncologia. “Quando cheguei no HCP, fui mais que abraçado pela equipe de odontologia. Sou muito grato pelos vínculos e laços criados ao longo da jornada. A residência me proporcionou experiências que vou levar para toda a minha vida”.
Nas palavras de Dr. Guilherme Costa, superintendente de Ensino e Pesquisa, a realização do grupo agora especializado em oncologia, é motivo de muito orgulho e alegria para o HCP.
“Os momentos de dificuldades trazidos pela pandemia nos fez aprender a lidar com tudo isso, de forma que continuamos a cuidar e tratar pessoas com câncer, e esse é o maior legado dos nossos profissionais”, disse.
Programas de Residência
O HCP, instituição de referência há mais de 75 anos no estado de Pernambuco, atua na especialização e capacitação de profissionais em oncologia, dentro do campo de Ensino e Pesquisa. Nas residências médicas, multiprofissionais e uniprofissionais, os residentes têm acesso ao serviço do hospital com uma assistência de qualidade, que trabalha com foco, cuidado e integração para a experiência do profissional e, principalmente, para o bem-estar do paciente.