A apresentação dos trabalhos de conclusão de curso da residência médica do HCP rendeu aprofundamentos sobre temas importantes. Um deles, voltado para a anestesiologia, foi demonstrado pela médica residente Marcella de Melo Falcão, que estudou a ‘Comparação da Escala Cormack e Lehane com Uso do Laringoscópio Macinttosh versus Videolaringoscópio Med3D.’
Os equipamentos laringoscópio e videolaringoscópio são usados podem ser usados durante anestesia e emergências. De acordo com Marcella, o principal o objetivo foi “comparar a visualização da região glótica obtida através do laringoscópio Macintosh, habitualmente utilizado, com a visualização obtida através do videolaringoscópio Med3D, impresso em ABS por impressora 3D”. O trabalho foi avaliado pela banca formada pelos médicos anestesiologistas Dr. Lucas Wanderley Lima, Dra. Simone Borges Diu Barros, e pelo anestesiologista e orientador do trabalho, Dr. Alexandre Dubeux.
Marcella explica que a escolha do tema foi baseada na prática de intubação traqueal, comumente usada pelos anestesiologistas. “A incapacidade de intubar a traqueia e proteger as vias aérea é uma das principais causas de lesões relacionadas à anestesia. Esses fatos levaram ao desenvolvimento de várias técnicas alternativas, para a realização da intubação orotraqueal. Porém estes dispositivos são bastante onerosos, dificultando seu acesso e treinamento”, completa.
Para a médica, a realização do estudo é de grande importância para avaliar uma alternativa eficaz e de baixo custo para o treinamento de residentes e anestesiologistas no cuidado com as vias aéreas.