Diante da alta incidência de câncer de mama em pessoas no mundo, bem como os estágios mais avançados da doença que levam à metástase, a médica residente em mastologia, Gabriela Calado Silva, apresentou sua monografia voltada para o tema “Avaliação das pacientes com câncer de mama metastático HER-2 positivas submetidas a pertuzumabe trastuzumabe no Hospital de Câncer de Pernanambuco”. A apresentação foi realizada na Biblioteca da Superintendência de Ensino e Pesquisa do HCP.
Para o trabalho, foi criado um banco de dados com as pacientes elegíveis ao estudo no hospital, no qual foram colhidas informações como características e a realidade local das mulheres com câncer de mama. “Conhecer melhor a população atendida pelo HCP é, de fato, essencial à assistência aos pacientes. Dessa forma, torna-se fundamental estudar a população-alvo de cada serviço a fim de serem ofertados atendimentos mais eficazes com profissionais cada vez mais atualizados”, diz Gabriela Calado.
O trastuzumabe e o pertuzumabe podem ser acrescidas à quimioterapia e atuam como um “tratamento-alvo” para o câncer de mama. No caso do trastuzumabe, o método terapêutico passou a ser introduzido no Sistema Único de Saúde (SUS) recentemente. Com o estudo desenvolvido por Gabriela Calado sob a orientação da Dra. Mastologista Denise Sobral, espera-se somar esforços para bons resultados no futuro. “Acompanhar os desfechos dos tratamentos propostos é uma das principais formas de avaliar os desafios que podem surgir e, principalmente, garantir os resultados ideais dos estudos”, conclui.
Participaram da banca avaliadora Dra. Carolina de Souza Vasconcelos e a Dra. Samara Aquino Holanda.