Foto/Cortesia
No último domingo (05), Vanessa dos Santos Netto, que é paciente do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), realizou a segunda fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), uma das formas de ingresso na Universidade de Pernambuco (UPE). Acompanhada por um fiscal, ela fez toda a prova no leito da enfermaria pediátrica do HCP, horas depois de ter recebido duas quimioterapias. O grande sonho de Vanessa é terminar o tratamento que iniciou há um mês, quando foi diagnosticada com osteosarcoma, um tipo de câncer que se desenvolve nos ossos.
“Eu estava cansada e um pouco nervosa, mas não queria desistir do meu objetivo”, conta a jovem de 16 anos de idade, estudante do 2º ano do ensino médio. Foram três horas de prova e o tempo todo, a mãe de Vanessa, Aparecida Maria dos Santos Netto, ia ver a filha para perguntar se ela estava bem e se precisava de algo. A adolescente gosta de estudar e tem um segundo grande sonho: o de se formar em medicina para poder ajudar as pessoas.
“É um orgulho, sabe? Quantos têm a oportunidade de estudar, de fazer uma prova assim e desistem?”, diz Aparecida, que também se orgulha pelo fato de que a filha completa todas as lacunas da estante da sala com livros.
Os pais de Vanessa são agricultores. Ela e a família moram em um sítio em Lagoa do Ouro, município próximo de Garanhuns, no Agreste pernambucano. Tanto dona Aparecida quanto o esposo, Roseval Santos Netto, trabalham de sol a sol para poder dar o sustento aos dois filhos – além de Vanessa, eles têm um rapaz primogênito.
Para fazer o tratamento no HCP, Vanessa e a mãe precisam viajar por cinco horas no carro da prefeitura local. Essa é uma realidade parecida com a de muitos que são atendidos no HCP. Pessoas vêm de longe em busca não só de um tratamento contra a doença, mas de esperança num momento tão difícil.
“Eu já iniciei meu tratamento assim que descobrimos o osteosarcoma. Faltam cinco sessões de quimioterapia para eu terminar, mas estou muito confiante. Se Deus quiser, vou ficar boa”, frisa.
Se antes Vanessa já nutria o desejo de ser médica no futuro, estar do mesmo lado que pacientes com câncer a fez querer chegar ao seu objetivo ainda mais: “Não sei ainda qual a especialidade seguir na medicina, talvez oncologia. Mas, com certeza, quero poder retribuir todo o amor e cuidado que tenho recebido. Valorizo isso demais”. Vanessa fará a terceira e última etapa da SSA em 2023, assim como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – esse último ela não fez porque estava internada.
Na enfermaria Anjo Rafael, todos já sabem do sonho de Vanessa. “Ela fala muito em querer se formar, em ser médica e também ser voluntária do HCP. Admiramos muito a coragem e a determinação dela.”, relata Eliana Batista, técnica de enfermagem do HCP.