Tecnologia usada pelo serviço de Odontologia do HCP auxilia no tratamento de câncer
A tecnologia vem ganhando espaço no tratamento de câncer no estado de Pernambuco. Além da utilização de uma Inteligência Artificial para auxiliar os radiologistas na detecção precoce do câncer, há tempo o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), através do Serviço de Odontologia Clínica, vem utilizando a Laserterapia na prevenção e tratamento da mucosite oral, complicação comum do tratamento contra o câncer, atingindo 40% dos pacientes submetidos ao tratamento quimioterápico e quase 100% dos pacientes que sofrem radioterapia na região de cabeça e pescoço, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
A mucosite oral caracteriza-se pela presença de lesões avermelhadas podendo evoluir para úlceras dolorosas e sangrantes em boca. “Essa inflamação pode possibilitar a propagação de infecções secundárias, predispondo o paciente a infecções fúngicas, virais e bacterianas, que por sua vez, pode resultar na interrupção do tratamento oncológico”, destaca o Cirurgião Dentista Estomatologista e Coordenador do Departamento de Odontologia Clínica do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), Prof. Dr. Igor Henrique.
A prevenção e/ou tratamento da mucosite oral é feita por um cirurgião dentista – profissional indispensável não apenas no tratamento de infecções orais, mas também na prevenção e diagnóstico de vários tipos de câncer que acometem a boca. A Laserterapia vem sendo empregada como uma terapia promissora, podendo ser usada de forma isolada ou junto ao tratamento medicamentoso. Consiste na aplicação local de uma energia luminosa, que se transforma em energia química, atuando diretamente nas células, recompondo suas funções protetoras e auxiliando no alívio da dor, na cicatrização e no controle da inflamação. “A tecnologia é considerada um recurso importante no tratamento do paciente com câncer. A laserterapia contribui imensamente, quando bem indicada e realizada, no manejo dos pacientes oncológicos que apresentam repercussão do tratamento em cavidade oral. Atualmente o Hospital de Câncer de Pernambuco oferece laserterapia a todos os pacientes da instituição que tenham indicação do uso desta tecnologia”, destaca dr. Igor.
Sobre o HCP: O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) é uma instituição privada e sem fins lucrativos, que se dedica ao diagnóstico e tratamento de pacientes oncológicos por meio do Sistema único de Saúde – SUS. Por ser uma instituição filantrópica, o HCP conta com doações contínuas de pessoas físicas e jurídicas para manter a qualidade no atendimento aos pacientes. Esses recursos são utilizados no custeio, na modernização do parque tecnológico e nas instalações físicas do hospital. Além disso, são direcionados para complementar o custo do tratamento dos pacientes.