“Sua missão é sempre linda”
“Ser enfermeira como você é dom de Deus. Sou sua fã”
“Você é uma benção em minha vida”
Receber mensagens como essas se tornou comum no dia a dia de Sheila Batista. Quem a conhece, sabe que sua relação com a oncologia é cercada de histórias de superação.
Tudo começou há 5 anos. Depois de perder seu pai vítima de um tumor gástrico, a enfermeira entendeu que tem uma missão: cuidar de pessoas com câncer. Desde então, tem acompanhado e tratado as tantas vidas que chegam ao Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) após o diagnóstico da doença. Do seu primeiro contato com a oncologia até aqui, relata, foram muitos momentos de alegrias, emoções, perdas, saudades e, sobretudo, amor. Sheila exerce sua missão com profissionalismo, “O HCP é minha segunda casa. Cuidar faz parte de mim. Meus pacientes precisam de amor, e amor é algo que tenho muito para dar”, conta.
Foi em meio a tantos momentos que a enfermeira viu sua história unir ainda mais a dos seus pacientes: em 2018, sua irmã mais velha faleceu vítima de câncer. Em 2019, junto a sua irmã mais nova – ainda em tratamento – ela também recebeu o diagnóstico da doença. Quem dedicava seus dias a exercer com maestria a missão de cuidar, agora, precisava ser cuidada. “Chorei muito, mas com apoio da minha família e da equipe de enfermagem segui em frente. Hoje mostro minha cirurgia de câncer de tireoide aos pacientes e digo que se eu venci, eles também podem”, conta.
Agora, em tempos de pandemia, a enfermeira abraça mais uma missão. Na linha de frente, cuida dos pacientes oncológicos, e faz isso dentro e fora do HCP: quando não está de plantão, por exemplo, usa seu tempo livre para, através das redes sociais, sensibilizar seus amigos com a causa da instituição. Como resposta, recebe mensagens de carinho e afeto de pessoas que ajudam o HCP através do seu trabalho. Para ela, um privilégio: “Eu choro de emoção”, conta.
Apoie histórias de superação como esta
Você também pode ajudar Sheila e tantos outros profissionais a prestarem um atendimento seguro aos pacientes com câncer em tempos de pandemia. Acesse hcp.org.br/doacoes e ajude!