O Hospital da Mulher do Recife (HMR) encerrou, na última sexta-feira (26), a campanha do Outubro Rosa da unidade. O mês é dedicado à prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Foram ao todo seis dias de ações, sendo a principal delas, a realização de mamografia por livre demanda. No total, 310 mulheres, com cartão SUS do Recife e idade entre 50 e 69 anos, fizeram o exame. O hospital também disponibilizou ações educativas e de bem estar. A coordenação da campanha foi da diretora geral do HMR, Isabela Coutinho.
Além das mulheres que fizeram o exame, outras 350 farão a mamografia, posteriormente. Elas já estão com agendamento marcado. “Estamos gratos a todos que colaboraram com o êxito do evento, tanto os funcionários como os voluntários”, destacou Isabela Coutinho. O hospital realizou a campanha sem interromper as atividades regulares da unidade. Desde que foi inaugurado, em maio de 2016, o Hospital da Mulher já realizou 7.829 mamografias.
Ainda como parte do Outubro Rosa, o Hospital organizou palestras sobre: “Os direitos da mulher com câncer”, “O papel da amamentação na proteção ao câncer de mama”, “Alimentação saudável na prevenção do câncer”, além de atividades físicas (parceria com a Academia da Cidade) e depoimento de mulheres que sobreviveram ao câncer. Foram distribuídos brindes alusivos à campanha (canetas, broches, chocolates e bombons) e também disponibilizados, gratuitamente, massagem, corte de cabelo, automaquiagem, limpeza de pele e design de sobrancelhas. Ao todo, 445 mulheres participaram dessas atividades, entre pacientes, acompanhantes e usuárias. E, durante todo o mês, o hospital esteve iluminado e decorado com a cor rosa.
Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.