Um passeio terapêutico levou um grupo de mulheres mastectomizadas (que tiveram que retirar as mamas) e pacientes pediátricos do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) ao Paço do Frevo, na última quinta feira (6), pela manhã. Quarenta pessoas, contando com a equipe do hospital, participaram da visita. O passeio faz parte do cronograma de atividades do Espaço Renascer, grupo de apoio criado no HCP para mulheres que passaram por cirurgia na mama por conta do câncer.
Maria Lurdes Moraes tem 73 anos. Ela já havia visitado anteriormente o Paço do Frevo com seu filho. Daquela vez, não teve tempo de ver com cuidado cada detalhe, como conseguiu fazer dessa vez. Ela se encantou com o terceiro e último andar do prédio, onde estandartes históricos do Carnaval Pernambucano são expostos. Lurdes rememorou a época que brincava nas ladeiras de Olinda. “Muitos desses blocos são do meu tempo. É uma maravilha ver isso em um museu, porque é a identidade de Pernambuco”, contou a aposentada.
Maria das Graças Albuquerque é voluntária no Espaço Renascer. Sua história no HCP começou com o surgimento de um câncer: 21 anos atrás Graça fez sua cirurgia e logo depois foi encaminhada para fisioterapia e para o Espaço Renascer, onde se tornaria voluntária após dois anos participando da atividades do grupo. Durante esse tempo em que vem acompanhando o grupo, Graça pôde realizar e fazer parte de muitos passeios e relembrou um deles em particular, quando, em 1998, foi pela primeira vez assistir à Paixão de Cristo. “Lembro que sempre me senti muito bem nessas atividades. E mesmo depois de tanto tempo, a gente se renova no Renascer”.
“Essas atividades se agregam à recuperação do paciente, trazem autoestima e conhecimento”, explicou a assistente social e uma das coordenadoras do Grupo Renascer, Fátima Filgueira. A psicóloga Luana Oliveira também está à frente do Renascer. Para ela, essas excursões são importantes porque além de proporcionar um dia diferente, promovem a inserção social e cultural dos participantes. “Tirá-los do ambiente do hospital é um auxílio no tratamento e enfrentamento da doença”, pontuou.
PEDIATRIA – Pela primeira vez, crianças do setor de Pediatria Oncológica do HCP também foram convidadas para o passeio terapêutico. Leopoldo Porto foi um dos pacientes que participaram da visita. Hoje com 15 anos, o paraibano fez seu primeiro passeio terapêutico com o HCP. Ele tinha ido ao hospital fazer um exame, quando Cristiana Monteiro, assistente social, o convidou para conhecer o Paço do Frevo. Também foi a primeira vez de Maycol de Almeida, de 13 anos, no Paço. Acompanhado de sua mãe, Glaucilene Maria de Almeida, Maycol ficou tão animado por participar da atividade que insistiu para que a mãe levasse seus dois irmãos, um deles sua gêmea. Glaucilene disse que também ficou muito feliz por poder acompanhar o passeio com seu filho.