Um ano de acompanhamento da rotina do setor de Urologia Oncológica do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP). Essa foi a proposta da primeira edição do Fellowship em Urologia Oncológica do HCP, vivenciada pelo urologista Michel Bredow. Iniciado em abril de 2016, o programa chegou ao fim no último dia 30, com a entrega do certificado de conclusão para o médico residente. A segunda edição do projeto começa nesta segunda-feira (03), com a chegada do novo fellow¸o urologista Luiz Paulo Figueiredo.
Durante o ano de 2016, Bredow participou de aulas teóricas ministradas por profissionais do próprio HCP e de instituições parceiras, além de ter tido a oportunidade de acompanhar o serviço do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), através de um intercâmbio. “Toda a equipe é excelente e o HCP sempre se mostrou disposto a colaborar com esse projeto. Consegui me aprimorar profissionalmente”, comentou. Agora, dr. Michel Bredow retorna ao Rio Grande do Sul, seu estado de origem.
Coordenador do programa de Fellowship em Urologia Oncológica, o também urologista Luiz Henrique comemorou o êxito do primeiro ano do projeto. “A experiência foi excelente. Com o apoio do dr. Michel, conseguimos realizar mais laparoscopias. Sabemos que é possível melhorar, mas temos um saldo muito positivo. Agora, todo o País conhece o nosso fellowship”, reforçou. Entre as novidades para o programa deste ano, o residente será estimulado a enviar trabalhos para congressos de urologia.
Além de ter sido uma experiência positiva para Michel Bredow, o Fellowship em Urologia Oncológica também trouxe ganhos para o HCP. Entre eles, está o investimento em equipamentos e materiais para a execução de laparoscopias urológicas. “Esse programa foi importante para nós: a troca de conhecimentos enriquece a instituição. Fiquei muito satisfeito quando vi dr. Michel fazendo uma videolaparoscopia aqui no HCP. Agora, estamos investindo em novos equipamentos”, ressaltou o superintendente geral do HCP, dr. Hélio Fonseca.