A noite da última segunda-feira (27) foi de despedida para residentes do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP). Realizada na biblioteca do HCP, uma solenidade marcou o encerramento das turmas 2015-2017 do Programa de Residência Multiprofissional e em Área de Saúde em Oncologia. No total, sete residentes concluíram suas especializações e receberam seus certificados, sendo seis participantes da Residência Multiprofissional e um da Residência Uniprofissional em Enfermagem Oncológica.
Esta foi a segunda turma de estudantes a finalizar a Residência Multiprofissional desde 2014, quando o programa foi iniciado. Este ano, foram formados profissionais das áreas de enfermagem, fonoaudiologia, farmácia, serviço social, psicologia e nutrição. “Os residentes trabalharam juntos e entenderam a importância de cada profissão. Os pacientes, por outro lado, ganharam com o atendimento e a assistência completa”, reforçou a coordenadora da Residência Multiprofissional, Carina Paiva.
Coordenadora da Residência Uniprofissional em Enfermagem Oncológica, Rozangela Amorim comemorou o êxito da primeira turma a concluir essa especialização. “Eles saem daqui sabendo assistir bem um paciente oncológico, que precisa de cuidados diferenciados”, frisou. Nos próximos meses, outros dois estudantes desses programas finalizarão seus projetos, além de uma participante da Residência Uniprofissional em Odontologia Oncológica.
Para a gerente de Residências Multiprofissional e em Área de Saúde do HCP, Juliana Maranhão, a qualidade dos programas oferecidos pelo hospital vem aumentando a cada ano, o que pode ser comprovado pelo interesse dos profissionais pelas residências ofertadas. “Os primeiros lugares nas provas de residência escolhem ficar no HCP. Isso mostra que somos referência. A atual gestão não tem medido esforços para que as residências continuem crescendo”, avaliou.
Além de trazer ganhos para os alunos, as residências também são importantes para o próprio hospital, na opinião do superintendente Geral do HCP, Hélio Fonseca. “As informações que vocês trazem nos oferecem possibilidades reais de mudanças. Todos nós aprendemos com os residentes e ficamos orgulhosos do que vem sendo construído nesse hospital”, afirmou.