A disfagia, como é chamada a dificuldade de engolir os alimentos, é um distúrbio comum em pacientes com câncer nas regiões do pulmão, do esôfago, da mama e, principalmente, de cabeça e pescoço. No Dia Nacional de Atenção à Disfagia, comemorado em 20 de março, o Serviço de Fonoaudiologia do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) promoveu uma ação voltada para a conscientização do cuidado fonoaudiológico em pacientes com câncer.
O evento foi realizado no Centro de Radioterapia de Pernambuco (Cerape), pela manhã e pela tarde. À frente do projeto, as fonoaudiólogas Danielle Terto e Ana Maria Araújo ministraram uma palestra e realizaram uma dinâmica com os pacientes. “A disfagia pode ser causada pela radioterapia e pela quimioterapia. Essa nossa ação visa orientar os pacientes sobre essa doença e reforçar a importância do acompanhamento com o fonoaudiólogo”, explicou Ana Maria.
A paciente Márcia Silva e seu marido Ivanildo dos Prazeres participaram juntos da atividade. Para eles, a ação foi ótima pelo aprendizado das funções do sistema digestivo e respiratório.