A UPAE-Arcoverde iniciou, na última sexta-feira (17), as atividades e orientações sobre Ergonomia Laboral, prática de exercícios físicos realizada coletivamente durante a jornada de trabalho, prescrita de acordo com a função exercida por cada colaborador. A atividade foi coordenada pelos fisioterapeutas Wictor Tenório e Naama Brito, que iniciaram o trabalho no setor de serviços gerais.
“Tais atividades visam eliminar os riscos que afetam a saúde dos colaboradores e podem gerar custo-benefício para a unidade, pois minimiza dispensas e licenças médicas, e despesas com possíveis indenizações”, informa Wictor Tenório. “O objetivo é alcançar todos os colaboradores da UPAE-Arcoverde, com o objetivo de formar grupos com horários específicos durante o expediente”, completa Naama Brito.
Na mesma temática da valorização funcional, o assistente de Recursos Humanos, Fábio Marcelo H. de Souza, realizou uma palestra ilustrativa sobre a importância do relacionamento interpessoal para as instituições, com ênfase em resolução de conflitos, desenvolvimento das habilidades, investimento e manutenção de relacionamentos saudáveis e conhecimento do perfil da equipe de trabalho. “A valorização dos colaboradores é uma prática que deve ser constante nas instituições”, ressalta.
Ergonomia laboral – A ergonomia oferece ao indivíduo o conforto adequado e os métodos de prevenção de acidentes e de patologias especificas para cada tipo de atividade executada. A má postura e as lesões por esforços repetitivos, ao longo do tempo, causam diversos males que prejudicam e comprometem a saúde do trabalhador, impossibilitando-o, muitas vezes, de permanecer executando a mesma função.