Em comemoração ao Dia Mundial da Não Violência, a UPAE de Arcoverde promoveu, na última segunda-feira (30), uma palestra voltada para pacientes e funcionários da unidade, ministrada pela psicóloga clínica, Anamim Leite da Silva. Na ocasião, a psicóloga falou sobre os tipos de violência, estatísticas nacionais e mundiais, normas de direitos humanos e esclarecimento sobre o Disque Denúncia. O evento foi organizado pelas comissões de Educação Permanente e Humanização da UPAE – Arcoverde, unidade de saúde do Governo do Estado de Pernambuco, que está sob gestão ao Hospital de Câncer de Pernambuco.
“A violência se apresenta nas mais diversas configurações, que podem ser caracterizadas como violência verbal, sexual, psicológica; contra a mulher, crianças e idosos. Não podemos mais contribuir, através do silêncio, com a injustiça e a impunidade. Precisamos denunciar todo tipo de violência”, enfatiza Anamim Leite.
Celebração – A Organização das Nações Unidas (ONU) celebra a data de 30 de janeiro como o “Dia Mundial da Não Violência”, em homenagem ao líder pacificador Mahatma Gandhi. Essa iniciativa da ONU teve o intuito de cultivar a educação para a paz, a solidariedade e o respeito pelos direitos humanos.
“A Não Violência é exercida através de uma cultura de paz que implica no respeito ao próximo, na educação para emoções que formam seres humanos mais preparados para enfrentar as adversidades cotidianas. Essa conscientização é necessária em todos nós”, acrescenta Rejane Lima Sá, coordenadora da Educação Permanente da UPAE Arcoverde.