Capacitar os profissionais farmacêuticos para melhorar os cuidados e o atendimento aos pacientes. Esse foi o principal objetivo do II Simpósio de Farmácia Hospitalar e Oncológico, realizado pelo Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) em parceria com o Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF). O evento, que aconteceu na última sexta-feira (20), no auditório da empresa VIP Saúde, no bairro do Espinheiro, também serviu como uma forma de comemorar o Dia do Farmacêutico, celebrado na mesma data.
“Somos um hospital que preza muito pelo ensino e pela pesquisa, e ver a motivação desses profissionais em meio a esse processo de educação continuada é bastante gratificante para o Hospital de Câncer”, comentou o Superintendente Geral do HCP, Dr. Hélio Fonseca, que fez a abertura oficial do Simpósio.
A programação seguiu, ao longo do dia, com palestras de Valéria Santos Bezerra, superintendente de suprimentos do Hospital da Restauração; Tábata Souza, coordenadora da Farmácia na clínica Multihemo; Grace Kelly Cordeiro, mestra em ciências farmacêuticas; e de Narcisa Caroline, farmacêutica clínica do HCP.
As palestras trataram da atuação do farmacêutico clínico no cuidado ao paciente oncológico, da segurança do paciente em oncologia, do desfecho clínico como principal foco do farmacêutico hospitalar e da implantação da farmácia clínica na UTI do HCP.