Reunidas no Ambulatório de Pélvis do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), mais de 300 mulheres com nomes, endereços e histórias de vida diferentes. Em comum, o tratamento contra o câncer de mama, realizado no próprio hospital. Resultado de uma iniciativa do Serviço de Fisioterapia do HCP, elas se encontraram, no último dia 15, para confraternizar e celebrar o Natal. Uma ação que já é realizada há mais de 20 anos.
Com chapeuzinhos de Papai Noel, as pacientes entoaram, juntas, músicas natalinas. Enquanto cantavam a música A Paz, versão brasileira da canção Heal The World, de Michael Jackson, Luzia de Carvalho, paciente do HCP há 14 anos, se emocionou. “Aqui eu encontrei motivos para renascer. Eu agradeço, todos os dias, tudo que essa equipe faz por nós”, afirmou. Ponto alto da festa, a apresentação de Priscila Senna, da Banda Musa, animou todos que estavam no ambulatório.
Coordenadora Geral do Serviço de Fisioterapia, Luciana Mergulhão explicou que essa celebração proporciona maior interação e melhora a auto-estima das pacientes. “Acolhemos com carinho, para que elas percebam que podem ser felizes mesmo com a doença, e que podem cantar, dançar e amar como todas as outras mulheres”, reforçou. Atualmente, o Serviço de Fisioterapia do HCP conta com 600 pacientes ativos e em tratamento e realiza, diariamente, 200 atendimentos.
MAIS FESTA
Esta é a segunda festa de confraternização realizada pelo Serviço de Fisioterapia do HCP neste mês de dezembro. No último dia 13, cerca de 100 pacientes também se reuniram para confraternizar. O foco da festa, realizada há mais de 10 anos, foram as mulheres que residem no interior do Estado. Ao longo da celebração, foram sorteados cerca de 40 presentes, além de seis cestas de Natal.