O II Simpósio em Oncologia do Hospital de Câncer de Pernambuco, realizado nos dias 28 e 29 de outubro, apresentou, com um programa de alto padrão, os desafios e novas tendências para o diagnóstico e tratamento contra o câncer. Durante o evento, mais de 40 palestrantes – entre médicos e demais profissionais da assistência – abordaram questões que dialogam com a prática clínica.
A programação contou com nove miniconferências, um simpósio satélite e aproximadamente 50 palestras, realizadas por profissionais convidados e do próprio HCP, que compartilharam conteúdos e experiências com os participantes. A partir do tema central do Simpósio, 11 módulos temáticos foram explorados: tórax, imagem, Uro-oncologia, Mastologia oncológica, Cirurgia Oncológica, Ontogenética, Oncoginecologia, Osteorradionecrose, Perioperatório, Cuidados Paliativos e Imunoterapia, tema em destaque na última conferência anual da American Society of Clinical Oncology (ASCO).
Na abertura do Simpósio, Dr. Hélio Fonsêca, superintendente geral do HCP, destacou a importância da instituição diante dos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Durante sua apresentação, ele ressaltou os dados do HCP no cenário estadual da Oncologia. “Hoje, a nossa produção equivale a quatro Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) no estado. Esses números são resultado do valor agregado por todos os profissionais que fazem a instituição”, afirmou. Os programas de Ensino e Pesquisa do hospital também foram destacados durante a apresentação. “O HCP ultimamente tem se fortalecido nessa área. Atualmente temos os programas de mestrado, doutorado, o fellowship em Urologia, a Liga Acadêmica em Oncologia, os estágios, as residências (médica, multiprofissional e uniprofissional) e o Núcleo de Pesquisa”, mencionou.
No decorrer do primeiro dia do evento, os participantes assistiram às palestras como SBRT no câncer de pulmão, indicações atuais de Imunoterpia, PET/CT, uso do PET PSMA no câncer de próstata, cirurgia robótica no câncer de próstata e novas fronteiras no tratamento da doença metastática.
No segundo dia de atividades do Simpósio, outras palestras foram realizadas, como a de biossensores e câncer de mama, as margens cirúrgicas em Mastologia, o tratamento cirúrgico do colangiocarcinoma, o aconselhamento genético e os avanços tecnológicos no tratamento radioterápico de câncer ginecológico. A atuação da equipe multiprofissional no tratamento oncológico também foi abordada, principalmente na mesa de Cuidados Paliativos. Para encerrar o evento, as atuações dos profissionais no perioperatório também foram discutidas.
Prêmio Dr. Adonis Reis Lira De Carvalho – O II Simpósio em Oncologia contou ainda com a entrega do Prêmio Dr. Adonis Reis Lira de Carvalho. Nessa edição, o homenageado foi Dr. Antônio Marcelo Gonçalves Souza, que atua no HCP desde 1989. Dr. Marcelo assumiu a coordenação do serviço de Ortopedia em 1999 e, desde então, trouxe diversas técnicas de tratamento dos tumores musculoesqueléticos, como a plástica de rotação de Van Nes, a rotação da clavícula Pro Úmero, congelamento ósseo e a técnica da Epifisiodistração. O médico é o idealizador do Pedala HCP, um alerta ao câncer ósseo. “É uma honra estar aqui, recebendo esse prêmio que leva o nome do saudoso Dr. Adonis, no ano em que comemoro 40 anos de formado”, declarou emocionado.