No período de 24 a 29 de outubro, o Hospital de Câncer de Pernambuco participará do II Mutirão Nacional de Reconstrução Mamária. Na ocasião, 15 pacientes mastectomizadas devido ao câncer de mama passarão pela cirurgia plástica reparadora no HCP e em outros seis hospitais, entre públicos e privados.
De acordo com o médico Jairo Zacchê, coordenador regional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a reconstrução mamária contribui para a recuperação da autoestima da mulher. “A cirurgia possibilita que o estigma de mutilação seja tirado e isso traz uma série de ganhos para o tratamento”, afirma. “Fizemos uma seleção com as pacientes e definimos o grupo que terá a oportunidade fazer a cirurgia sem custo. As próteses de silicone foram doadas por uma empresa revendedora de implantes mamários”, completa Zacchê.
A ação é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Fundação IDEAH – Instituto de Ensino e Ação Humanitária da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e será realizada em 20 estados. O I Mutirão Nacional foi realizado em 2012, quando mais de 500 mulheres foram operadas em todo o país.