A Casa de Apoio aos Pacientes do Hospital de Câncer de Pernambuco – Casa de Mirella, comemorou na tarde desta terça-feira (26) um feito importante: no seu primeiro ano de funcionamento: o local já atendeu e alojou mais de 500 pacientes em tratamento de câncer. Para marcar a data, a Rede Feminina de voluntárias, responsável pelo espaço, realizou uma reunião com voluntárias e pacientes para agradecer por essas conquistas. Na ocasião, Maria da Paz Azevedo, coordenadora da Rede Feminina, reafirmou “que o todo o trabalho é feito sempre pensando no melhor para o paciente”. Depois das palavras, foram lidas reflexões sobre o que as pessoas podem deixar de bom para as outras, além de orações e coffee break.
O espaço, inaugurado em julho de 2015, pode abrigar cerca de 40 pessoas em tratamento de câncer e também seus acompanhantes. Lá eles têm acesso a todo um tratamento multidisciplinar, com terapia ocupacional, atividades lúdicas, nutrição, e apoio dos profissionais do HCP. Em sua maioria são pessoas que vêm do interior pernambucano e não têm onde ficar enquanto realizam o tratamento, facilitando questões relacionadas não somente ao deslocamento, mas também ao cuidado especial e humanizado que o paciente de câncer necessita. A casa tem dois grandes quartos com vista para o mar de Olinda, com cozinha, copa, banheiros com acessibilidade, área de serviço, área de leitura, área de recreação, refeitório, escritório, rouparia e lavanderia.
Antes da Casa de Mirella, os pacientes do HCP se dividiam em casas de apoio que não são exclusivas para pacientes com câncer, o que não é adequado por causa da imunidade necessária ao tratamento. “Na Casa de Mirella eles começaram a ter todo o acolhimento necessário com suporte de uma técnica de Enfermagem voluntária e o suporte da equipe multiprofissional do HCP”, explica Maria da Paz Azevedo, uma das responsáveis pela captação dos recursos para as obras e pela manutenção – todo o dinheiro vem de doações. Quem quiser ajudar pode levar alimentos para os pacientes. Contato: 3217-8236.