2015 está sendo um ano mais que especial para o HCP. Entre as várias novidades previstas, o Hospital deu início à execução do seu Planejamento Estratégico, que tem o objetivo de desenvolver uma gestão hospitalar mais aprimorada a fim de melhorar o aproveitamento dos recursos e o engajamento dos colaboradores da instituição. Criado voluntariamente pelo consultor Peter M. Dostler e com o suporte da Gerente de Planejamento Estratégico Daniella Almeida, o plano tem metas ousadas. Tudo para melhorar ainda mais o atendimento e acolhimento dos pacientes de câncer.
O planejamento estratégico propõe a união de todos os setores do Hospital, que começarão a apresentar indicadores de desempenho bem definidos, de modo a alcançar a plena realização da missão do HCP. A ideia é que, com os dados coletados, as decisões sejam pautadas mais assertivamente. Em outras palavras, o plano possibilita que os profissionais possam ver o que está dando certo e o que possui potencial para ser melhorado. Assim, o Hospital de Câncer de Pernambuco poderá seguir com o seu atendimento de forma ampla e dinâmica, pautado pela ética e eficiência no tratamento, assistência médica e hospitalar, pesquisa científica e ensino em Oncologia.
Confira a entrevista com Peter M. Dostler, consultor do Planejamento Estratégico do HCP.
À frente da elaboração do Plano Estratégico do HCP, Peter M. Dostler vem realizando um trabalho destacado por todos que acompanham suas atividades. Nesta entrevista, o diretor da Gestão & Desenvolvimento Empresarial fala um pouco dos desafios do Hospital de Câncer de Pernambuco e de como é gratificante para ele comandar esse trabalho.
Peter, o que é um Planejamento Estratégico?
Nós planejamos viajar, casar, ter filhos e assim por diante. O Planejamento Estratégico é a ferramenta utilizada para definir onde queremos chegar enquanto instituição e de que forma alcançaremos os objetivos, gastando o mínimo possível com bastante tranquilidade. Planejar é fundamental para uma instituição da magnitude do HCP. Um vez feito o planejamento, precisamos implementá-lo para transformá-lo em resultados. É disso que a Gestão Estratégica trata. Vai ajudar a acompanhar aquilo que definimos inicialmente e monitorar para saber se está dando certo.
Qual a importância para uma instituição como o Hospital de Câncer implementar uma ferramenta de gestão?
A finalidade é obter aquilo que se quer, otimizando recursos, além de realizar uma reflexão sobre como estamos, qual a razão de ser e onde queremos chegar. O nosso projeto trata da modernização da gestão do HCP a partir da disseminação de uma cultura voltada ao alcance de resultados e à transparência do que está sendo executado.
No caso do nosso Hospital, existe algum diferencial do planejamento em relação aos outros clientes?
Existe toda a diferença do mundo. Aqui podemos salvar vidas todos os dias, o que foi a minha principal motivação de realizar este trabalho voluntário. Apesar de estarmos ainda no início da implantação, eu continuarei à disposição integral do Hospital até depois da finalização. Eu nunca fiz um trabalho com tanto significado na minha vida.
Qual é o maior desafio aqui dentro?
Algumas questões são fundamentais para conseguirmos avançar: investir na quantidade de médicos e técnicos, interiorizar as ações do HCP, criar programa de doadores, trazer mais tecnologia de ponta, humanizar o atendimento e investir em capacitação em vários setores. Mas podemos destacar que o Hospital tem muita sorte em contar com o Dr. Iran Costa como secretário Estadual de Saúde e com o Dr. Hélio Fonseca, como superintendente geral do HCP, que estão 150% comprometidos com a causa.
Quais serão os resultados gerais?
Podemos destacar o desenvolvimento do ensino e a pesquisa em Oncologia, o aumento da credibilidade e fortalecimento da imagem do Hospital, promoção de sustentabilidade social e financeira e o alcance da acreditação hospitalar.
Para ele funcionar bem, vai ser preciso envolver todos os colaboradores e parceiros?
Sem as pessoas, não conseguiremos nada. Se as pessoas não fizerem coisas diferentes, os resultados alcançados serão os mesmos. Então, todos têm que estar envolvidos neste projeto de mudança.
Você costuma colocar a comunicação como peça-chave em seus planejamentos. Por quê?
A comunicação deve mostrar a relevância do projeto para todas as partes, desde a cúpula diretiva até os servidores que exercem funções mais simples, para que todos conheçam verdadeiramente seu ambiente organizacional e quais objetivos e metas pretendem atingir.
No decorrer do processo, como serão avaliados e cobrados metas e indicadores?
Reuniões periódicas já estão sendo realizadas para analisar a operação e para avaliar e reavaliar a estratégia. O foco delas é gerenciar as metas propostas, de maneira que o resultado positivo para o HCP seja a principal meta. E claro, envolvendo a equipe positivamente na busca deste objetivo.