A Unidade Pernambucana de Atenção Especializada, abreviada frequentemente como UPAE, é um tipo de unidade hospitalar de média complexidade implantada em várias cidades pernambucanas, como parte estratégica do Governo do Estado para a expansão do Sistema Único de Saúde – SUS. Desde o ano de 2014, duas destas UPAEs, uma em Belo Jardim (Agreste) e outra em Arcoverde (Sertão), tiveram suas operações iniciadas contando com a administração do Hospital de Câncer de Pernambuco.
As UPAEs são voltadas para consultas com médicos especialistas no interior de Pernambuco, beneficiando os moradores das cidades contempladas e também dos municípios vizinhos. Para se ter uma ideia, somente as duas unidades de Belo Jardim e Arcoverde atendem 21 cidades. Vale lembrar que as UPAEs não são voltadas para o atendimento de casos de câncer.
Todas as UPAEs contam com consultórios e modernos centros de apoio ao diagnóstico e exames, nas seguintes especialidades: Mastologia, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Urologia, Neurologia, Oftalmologia, Pneumologia, Otorrinolaringologia, Gastroenterologia e Ginecologia. São unidades de saúde de excelência para o atendimento que o paciente merece.
Como ser atendido?
Para ser atendido nas UPAEs, o cidadão precisa procurar uma unidade de saúde básica e de lá o médico encaminhará o paciente para um especialista da UPAE, tendo que, antes, passar pela Regulação Municipal e, com a senha em mãos, chegar ao seu atendimento. Após esse primeiro atendimento, na própria UPAE o paciente poderá realizar não apenas a consulta, mas também exames de diagnóstico e pequenos procedimentos.
Além do atendimento médico, uma equipe multiprofissional da UPAE também auxilia os pacientes nas suas mais diversas necessidades, a exemplo dos profissionais de Nutrição, Terapia Ocupacional, Psicologia, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Enfermagem e Serviço Social.