Foi realizada na manhã desta terça-feira, 16, o V Simpósio Internacional de Oncologia Recife-Detroit. O evento teve com o tema Tumor Board – Abordagem Prática e contou com palestras, discussões de casos clínicos e transmissão de cirurgia ao vivo. Os médicos Donald Weaver e José Edson Pontes, do Detroit Medical Center, estiveram presentes para colaborar com ideias significativas para os casos apresentados.
A abertura foi realizada pelo superintendente do HCP, dr. Hélio Fonseca, e do superintendente de Ensino e Pesquisa, dr. José Peixoto, que participaram da discussão clínica sobre patologias mamárias. Em seguida, foram realizadas discussões clínicas de casos de Ginecologia, Cabeça e Pescoço, Gastrointestinal e, por fim, um caso muito interessante na área da Ortopedia Oncológica.
Uma jovem de 30 anos que apresentou formação volumosa no ombro, mas a histologia apontou um tumor benigno. Porém, o comportamento dele foi bastante agressivo, o que pediu mais de uma intervenção cirúrgica. Atualmente, o tumor está tomando ainda mais volume que nas vezes anteriores, mas, sendo tumor benigno, não é passível de quimio ou radioterapia. A opinião dos médicos se dividiu entre a retirada do tumor em uma cirurgia radical e o uso de um medicamento relativamente recente no mercado brasileiro, o denosumab, que aparentemente atua no retardo do avanço da doença quando o tumor benigno é de células gigantes, já utilizado em países mais avançados.
Na biblioteca, outros médicos acompanharam a transmissão de uma gastrectomia, cirurgia para a retirada de parte do estômago.