O superintendente geral do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), Sidney Neves, participou, nos últimos dias 8 e 9 de abril, do V Fórum de Oncologia, sediado em Salvador, na Bahia. O evento promovido pela ABIFICC – Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer reuniu especialistas, instituições filantrópicas e grandes nomes da indústria da saúde em debates essenciais sobre o presente e o futuro do combate ao câncer no Brasil.
“Como instituição referência no combate ao câncer, o Hospital de Câncer não poderia deixar de participar desse importante encontro com grandes nomes da oncologia”, destacou Sidney.
Sidney Neves foi coordenador de mesa do debate sobre Princípios doutrinários do SUS: Universalidade, Equidade e Integralidade – Lei 14.758/2023, com destaque para as necessidade de se adequar o modelo de atenção, organizando as ações e serviços em rede, expandindo a oncologia a todos os níveis do sistema de saúde, e reduzir a desigualdade regional no acesso a serviços de oncologia e promover a integralidade. Este debate contou com o coordenador da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, Dr. José Barreto Campelo Carvalheira.
Durante o Fórum, temas importantes para a Oncologia e ao Sistema Único de Saúde (SUS) foram debatidos. O médico Pascoal Marracini, diretor da ABIFICC e presidente do fórum, conduziu os debates sobre temas relacionados ao SUS, como a aplicação dos princípios de universalidade, equidade e integralidade. Também foram discutidas a necessidade de reorganizar os serviços de oncologia em rede, a ampliação da cobertura oncológica em todas as regiões do país e a redução das desigualdades no acesso aos tratamentos.
Os participantes abordaram ainda os avanços nas diretrizes e protocolos diagnósticos e terapêuticos da área, com foco na melhoria da prática oncológica e na avaliação dos serviços prestados. Outro ponto destacado foi a promoção de mecanismos mais eficazes de regulação e controle dos procedimentos oncológicos, com o objetivo de otimizar os gastos públicos crescentes no setor.
Este ano, o evento trouxe como tema central: “35 anos reforçando o seu compromisso com o SUS”, uma homenagem ao papel que a ABIFICC desempenha na construção do sistema de saúde, e teve como destaque a homenagem ao médico Aristides Maltez Filho, ex-presidente da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC) e um dos fundadores da entidade nacional.
O evento foi encerrado com uma visita dos participantes ao Hospital Aristides Maltez. A instituição integra o mesmo grupo que o HCP, das quatro instituições exclusivamente SUS e exclusivamente oncológica do Brasil.