Durante esta semana, o HCP sediou as defesas de tese de doutorandos do Programa Doutorado Interinstitucional (DINTER), realizado em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). As apresentações ocorreram na biblioteca, e contaram com a participação de renomados especialistas das duas instituições.
O DINTER é um programa de pós-graduação em Medicina Translacional que visa promover a colaboração entre a academia e as instituições de saúde, permitindo que os doutorandos realizem pesquisas de impacto no campo do câncer. Cinco alunos do programa apresentaram suas teses de doutorado sobre temas relevantes para a oncologia, abordando diferentes aspectos do câncer gástrico, câncer de pulmão e carcinoma escamocelular de cabeça e pescoço.
Os doutorandos que defenderam suas teses foram:
-
Luciana Mata da Silva – “Avaliação do perfil de expressão dos mediadores solúveis PD-1, PD-L1, PD-L2, TIM-3, GAL-9, GITR e GITRL em pacientes com câncer gástrico”
- Cecília Araújo Carneiro Lima – “Avaliação da expressão de moléculas solúveis coestimuladoras de ativação linfocitária sOX40, sOX40L, s4-1BB e sICOS no câncer gástrico”
- Jerônimo Paulo Assis da Silva – “Avaliação de mediadores inflamatórios associados à ativação plaquetária no câncer gástrico”
- Leila Coutinho Taguchi – “Avaliação do perfil de expressão das moléculas de ativação de resposta imune APRIL, BAFF, TACI, CD80 e CD44S no carcinoma escamocelular de cabeça e pescoço”
- Débora Maria Porto – “Avaliação dos níveis séricos de mediadores de inibição e ativação da resposta imune em pacientes com câncer de pulmão”
O programa é coordenado pela Unifesp, sob a orientação da Profa. Dra. Dulce Elena Casarini, e pelo HCP, com a coordenação da Profa. Dra. Leuridan Cavalcante Torres. As defesas de tese foram conduzidas por bancas examinadoras compostas por professores das duas instituições, além de especialistas convidados de outros centros de pesquisa, como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP).
A parceria HCP com a Unifesp fortalece a missão do hospital de contribuir para o avanço do conhecimento e das terapias contra o câncer.