Com o intutuito de alertar a população sobre a disfagia, a Associação Brasileira de Fonoaudiologia (ABF) marcou o dia 20 de março como o Dia Nacional da Atenção à Disfagia. No contexto do HCP, o serviço de Fonoaudiologia realiza, todos os anos, ações de orientação para profissionais de saúde nas enfermarias, com o objetivo de instruir a respeito do manejo adequado da traqueostomia. A primeira parte da ação ocorreu na manhã de hoje na Enfermaria Santa Águeda.
A disfagia é a dificuldade ou desconforto ao engolir alimentos, líquidos ou até mesmo a saliva. É ocasionado devido a problemas neurológicos, musculares ou obstruções na garganta e esôfago e pode ser acompanhada por uma variedade de sinais e sintomas, como dor ao engolir, sensação de obstrução, tosse, engasgos, infecções respiratórias entre outros. Além disso, a disfagia pode causar perda de peso significativa, afetando o estado nutricional do paciente, necessitando de acompanhamento especializado.
A atuação do fonoaudiólogo é essencial quando o paciente começa a apresentar engasgos frequentes, seja com líquidos, sólidos ou outros tipos de consistência alimentar, ou quando há tosse durante as refeições.
Na ação, fonoaudiólogos fazem um treinamento com outros profissionais para que eles saibam identificar os sinais de disfagia e adotar estratégias adequadas no cuidado ao paciente. A integração e o treinamento multidisciplinar garantem uma abordagem mais eficaz.