Hoje, o oncologista Diogo Feitosa Sales apresentou sua tese de doutorado na nossa instituição, como parte do programa Doutorado Interinstitucional (DINTER) em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O trabalho, intitulado “Avaliação da Resposta Humoral e da Efetividade da Vacina Pneumocócica 13-Valente (VPC13) na Redução de Doenças Pneumocócicas Invasivas em Idosos com Câncer”, marca um avanço nas pesquisas sobre a imunização de pacientes oncológicos idosos.
A pesquisa de Diogo Sales abordou um cenário de pacientes que receberam a vacina entre junho de 2021 e março de 2022. A avaliação dos níveis de anticorpos IgG anti-Streptococcus pneumoniae, realizada por ELISA, revelou uma significativa redução das taxas de infecção nos pacientes após a vacinação. A pesquisa também analisou eventos adversos precoces (até sete dias) associados à imunização.
Em entrevista para o marketing do HCP, Diogo destacou a relevância de seu trabalho para a população de pacientes idosos com câncer, grupo com maior vulnerabilidade a infecções graves. “Até então, não tínhamos dados sobre vacinação nessa população específica. O que minha pesquisa mostrou foi a redução das taxas de infecção nesses pacientes após a vacinação, além da demonstração da efetividade da vacina, mesmo em idosos com câncer”, afirmou o médico.
A defesa da tese de Diogo foi aprovada pela banca avaliadora e aclamada por especialistas, incluindo o professor orientador Dr. Reinaldo Salomão, além dos professores Dra. Maria Júlia Gonçalves e Dr. Eduardo Jorge, e a Dra. Dulce Elena Casarini, coordenadora do DINTER pela Unifesp.
Esta é a segunda defesa de doutorado no HCP em colaboração com a Unifesp, um reflexo do fortalecimento do ensino e da pesquisa. “Diogo fez um trabalho fundamental ao avaliar a vacina pneumocócica para idosos com câncer. Com sua pesquisa, agora temos um panorama vacinal mais claro. Estamos muito felizes com o progresso do DINTER, e com a defesa de mais um aluno”, celebrou a Dra. Leuridan Torres, pesquisadora e coordenadora do programa DINTER no HCP.
Dra. Leuridan também anunciou que, em março, mais cinco apresentações de doutorado de alunos do programa acontecerão aqui, ampliando as contribuições científicas para a área da oncologia e da saúde pública. A parceria entre o HCP e a Unifesp promove a qualificação de profissionais da saúde para melhorar a assistência por meio da pesquisa e da formação de novos doutores.