Como parte das ações internas em alusão à campanha Janeiro Verde Claro, o HCP promoveu uma palestra voltada para as colaboradoras, com o objetivo de conscientizá-las sobre o câncer de colo do útero, um dos mais frequentes tumores malignos que atingem mulheres.
A palestra foi ministrada por Ana Raquel Galindo, enfermeira especialista em oncologia. Recentemente, Ana foi aprovada foi no Trabalho de Conclusão de Curso (TCR) aqui na instituição, cujo tema foi acerca do câncer de colo do útero.
A palestra reuniu funcionárias de diversos setores em aproximadamente 1 hora de apresentação. Tópicos como sintomas, diagnóstico e meios de prevenção foram explicados por Ana Raquel.
A campanha
No início deste mês, o HCP lançou campanha Janeiro Verde Claro para alertar sobre a importância da prevenção ao câncer de colo do útero. A doença é causada pela infecção persistente do HPV (Papilomavírus Humano), e pode ser evitado com vacinação e uso de preservativo.
A vacinação contra o HPV é recomendada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. No caso de mulheres que têm vida sexual, o uso de preservativos durante a relação sexual previne a transmissão. Além disso, o exame preventivo (Papanicolau) deve ser realizado anualmente, a partir dos 25 anos, para detectar alterações precoces no colo do útero.
Para incentivar a prevenção, o HCP oferece desde o dia 13, o exame Papanicolau para colaboradoras. Além disso, kits de preservativos foram colocados em alguns pontos da instituição, de acesso tanto para funcionários quanto para o público externo.