Na última segunda-feira, 28 de outubro, a Faculdade Estácio promoveu uma palestra em alusão ao Outubro Rosa, evento que trouxe à tona temas fundamentais para pacientes oncológicos e seus direitos. O destaque do encontro foi a participação de Cássia Benício, assistente social do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), reconhecida por seu trabalho no atendimento do serviço de urgência oncológica. Em sua palestra, Cássia abordou os direitos sociais dos pacientes oncológicos, destacando a importância desse conhecimento para garantir a continuidade e sucesso do tratamento.
“A aula de hoje foi em alusão ao mês de prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa. Fui convidada para falar sobre os direitos socioassistenciais dos pacientes oncológicos, abordando a realidade sociofamiliar e econômica dos pacientes com câncer, as fragilidades decorrentes do adoecimento e a importância do conhecimento dos direitos para continuidade e êxito do tratamento”, explicou Cássia. Entre os direitos discutidos, estavam o acesso a cirurgia reconstrutora de mama, benefícios como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), aposentadoria por invalidez, majoração de 25%, saque do FGTS, transporte para tratamento fora de domicílio (TFD), acesso a insumos e medicações, prioridade jurídica e assistência jurídica gratuita, atendimento domiciliar e suporte de oxigenoterapia.
O evento contou também com a participação de Natália Fernandes, coordenadora de nutrição clínica do HCP e professora da Estácio, que complementou as discussões ao abordar o tema “Alimentação no Câncer de Mama.” Ela compartilhou informações cruciais sobre os cuidados e adaptações alimentares que contribuem para o bem-estar e a recuperação das pacientes.
A palestra refletiu a crescente colaboração entre instituições de ensino e o HCP, que tem ampliado sua presença em eventos externos com o objetivo de disseminar informações importantes para a sociedade e capacitar profissionais sobre a realidade e as necessidades dos pacientes oncológicos.
Esses eventos contribuem para ampliar o conhecimento sobre o câncer de mama e reforçam a necessidade de uma rede de apoio integral para o paciente. Ao final, Cássia Benício ressaltou a importância de cada vez mais pessoas e instituições terem acesso às informações sobre os direitos dos pacientes oncológicos, ampliando o suporte a quem enfrenta o desafio da doença.