No último sábado, 31 de agosto, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) recebeu um novo Acelerador Linear, Halcyon, um equipamento de alta tecnologia que ampliará significativamente a capacidade de tratamento radioterápico da instituição. Este investimento é fruto de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6.491.264,00, viabilizada pelo deputado federal Eduardo da Fonte (Progressistas). Com a chegada do novo aparelho, o HCP se consolida como o maior serviço de radioterapia credenciado ao Sistema Único de Saúde (SUS) no estado de Pernambuco.
A expectativa é que o novo acelerador entre em operação em novembro deste ano, após a conclusão das obras necessárias para sua instalação. O equipamento permitirá um aumento de 50% na capacidade de atendimento, possibilitando a realização de 90 a 100 atendimentos adicionais por dia, sendo atualmente 172 pacientes, e o tratamento de cerca de 150 novos casos de câncer por mês.
De acordo com a coordenadora do serviço de Radioterapia do HCP, Ana Luiza Fassizoli, o hospital tratou em 2022 2.278 novos pacientes, utilizando as máquinas existentes: o Theratron Equinox 80 (Cobalto) e o Acelerador Linear. Com o Halcyon, o HCP espera reduzir o tempo de espera para o início do tratamento, atendendo de forma mais rápida e eficaz a crescente demanda.
Sidney Neves, superintendente geral do HCP, destaca que a aquisição deste novo acelerador linear é parte de um esforço contínuo da instituição em melhorar o atendimento aos pacientes. “Esta conquista demonstra mais uma vez que o HCP é incansável na busca por melhorias. Estamos comprometidos em oferecer o melhor cuidado possível aos nossos pacientes, e este novo equipamento é um passo importante nesse sentido. Não vamos parar por aqui; temos muitos projetos voltados à melhoria de nossos processos internos e, em muito pouco tempo, mais inovações serão implementadas para o bem da população de Pernambuco.”
O novo acelerador linear Halcyon trará inovações tecnológicas que irão aprimorar a qualidade do tratamento radioterápico. Dentre as novidades, destacam-se as técnicas IMRT (Radioterapia com Intensidade Modulada), que oferece maior precisão na administração da radiação, preservando os tecidos saudáveis ao redor do tumor; IGRT (Radioterapia Guiada por Imagem), que permite o monitoramento diário da localização do tumor; e a Radioterapia Estereotáxica, ideal para tratar tumores pequenos em locais de difícil acesso com doses altíssimas de radiação.
O HCP, único hospital oncológico exclusivo do estado, desempenha um papel crucial no combate ao câncer em Pernambuco, especialmente em um contexto em que se prevê um aumento significativo na incidência de câncer nos próximos anos devido ao envelhecimento da população brasileira. Mesmo com o novo equipamento, a demanda continuará elevada, mas o hospital estará melhor preparado para atender à população, proporcionando tratamentos mais rápidos e eficazes.
Este investimento reflete o compromisso do HCP em seguir na vanguarda do tratamento oncológico no estado, buscando constantemente a excelência no atendimento aos seus pacientes.