Em cerimônia realizada no dia 18 de julho, na sede da Secretaria Executiva de Promoção da Equidade Social, Wagner Santos, coordenador geral de projetos do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), tomou posse como membro titular do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Pernambuco (CEDPI-PE), juntamente com a supervisora de monitoramento Sarah Mendonça, como conselheira suplente, ambos da Gerência de Convênios e Projetos da nossa instituição. Juntos, eles representam o hospital na defesa dos direitos da pessoa idosa em nosso Estado.
No CEDPI-PE, eles passam a atuar nas comissões Normas e Acompanhamento das Legislações, Políticas Públicas e Setoriais e na Comissão de Coordenação do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Pernambuco (FEDIPE). Com isso, o HCP poderá contribuir na construção de políticas públicas direcionadas à população idosa, além de participar ativamente do debate sobre os desafios enfrentados na oferta de serviços de saúde, buscando soluções conjuntas com os demais membros do conselho.
Nesta terça (14), Wagner e Sarah participaram da primeira reunião ordinária como membros do conselho.
Defesa dos direitos dos idosos das pessoas idosas com câncer
O HCP é um hospital onde mais de 60% dos procedimentos realizados tem como beneficiários pessoas idosas. Essa experiência prática no cuidado com essa população específica confere à instituição um conhecimento sobre as necessidades dessas pessoas. Ao participar do CEDPI-PE, o HCP pode defender os direitos específicos dos idosos com câncer, como o acesso a tratamentos de qualidade, o acompanhamento psicológico e social, e a garantia de uma vida digna.