No dia 15 de agosto, a psicóloga Letícia Trindade, do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), foi convidada pela Psicologia e pela Secretaria de Direção do Hospital Albert Sabin para ministrar uma palestra com o tema “Comunicação de Más Notícias em Cuidados Paliativos”. O evento teve como público-alvo profissionais de saúde de diversas áreas, reforçando a importância de uma comunicação efetiva entre paciente, equipe e família.
Durante a palestra, Letícia destacou que uma comunicação clara e gradual sobre o diagnóstico e prognóstico é essencial para que o paciente possa participar ativamente das decisões sobre seu tratamento e sua vida, caso deseje. A abordagem cuidadosa traz benefícios significativos, como a maior adesão ao tratamento, satisfação do paciente e da família com o cuidado recebido, além da redução de erros técnicos.
A psicóloga enfatizou que a comunicação deve continuar sendo efetiva até o fim da vida do paciente, caso esse seja o desfecho. Nesse momento delicado, o cuidado também se estende à família, que muitas vezes enfrenta intenso sofrimento. Letícia ressaltou a importância de acolher os familiares diariamente, esclarecer dúvidas e flexibilizar visitas, inclusive de líderes religiosos, caso solicitado.
A palestra destacou que, com uma comunicação adequada, é possível proporcionar um cuidado mais humanizado e diminuir o sofrimento tanto do paciente quanto de seus entes queridos, fortalecendo os vínculos de confiança entre a equipe de saúde e a família.