A equipe da ONG ImageMagica encerrou, na sexta-feira (02/08), no Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), as atividades do Projeto Humanizar, uma iniciativa financiada pela AstraZeneca, iniciada em 08 de julho, que teve o objetivo de realizar oficinas culturais, fortalecendo o cuidado entre pacientes, acompanhantes e toda equipe hospitalar. As atividades do projeto proporcionaram reflexão sobre o papel dos profissionais que atuam na área da saúde na sociedade, estimulando ações com foco na humanização. Além disso, levou entretenimento e estímulo para pacientes e acompanhantes.
O encerramento foi marcado por um encontro na biblioteca, onde os educadores Maria Clara e Pedro Chianca, destacaram o objetivo da ação e os resultados, com destaque para a receptividade que receberam da instituição. “Já participamos dessa ação em diversos hospitais e fazer aqui no HCP teve algo especial, pois nunca fomos tão bem recebidos como agora. Além disso, tivemos momentos importantes aqui, com falas muito especiais dos colaboradores durante as dinâmicas”, disse Clara.
Durante o encerramento, foi apresentado um vídeo, que deu início ao projeto Humanizar nos hospitais, o “Humanidade – Um documentário produzido através do projeto Conexões do Cuidar” mostra o momento pandêmico e a dificuldade de contato entre os pacientes e seus familiares, que foi minimizado pela ImageMágica ao utilizar a tecnologia e as chamadas de vídeo para o reencontro. Conexões do Cuidar nos permite mergulhar em histórias fortes de superação de pacientes e profissionais de saúde ao longo da epidemia da Covid-19. Diante da incerteza de uma doença ameaçadora, de uma rotina desgastante e exaustiva, equipes de saúde se desafiam a achar novas formas de cuidar. A empatia com as famílias de pacientes isolados, videochamadas que marcam despedidas dolorosas e incertas, pautam essa rotina de cuidado. A desafiadora mudança de paradigma de reconhecer que é um ser humano cuidando de outro.
“Essas atividades nos lembram da essência do nosso trabalho, que é cuidar das pessoas de forma integral, considerando suas necessidades físicas, emocionais e sociais”, destacou Elayne Heide Medo, Coordenadora da Qualidade.
O projeto foi encerrado com um convite para os colaboradores conferissem a exposição fotográfica, com fotos realizadas pelos próprios colaboradores durante a ação “visita fotográfica”, localizado na Triagem, assim como o Mural da Gentileza, com frases de afeto.