O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) reforça a importância da campanha Agosto Verde-Claro para conscientizar a população sobre o linfoma. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil deve registrar cerca de 15.120 novos casos de linfoma (Hodgkin e não-Hodgkin) em 2023, 2024 e 2025. Em Pernambuco, o linfoma não-Hodgkin ocupa a 11ª posição entre os tipos de câncer mais frequentes.
O linfoma é um tipo de câncer que se desenvolve nas células do sistema linfático, responsável pela defesa do organismo. Existem diversos tipos, sendo os mais comuns o linfoma de Hodgkin e o não-Hodgkin. Este último, mais frequente, apresenta mais de 20 subtipos e pode ocorrer em qualquer idade.
Sintomas e fatores de risco
Os sintomas do linfoma incluem: ínguas inchadas, febre, suor noturno, perda de peso, fadiga e coceira. Fatores como idade, genética, infecções virais (como o Epstein-Barr) e exposição a substâncias químicas podem aumentar o risco. Para diagnósticar, é realizada uma biópsia e exames de imagem. O tratamento varia de acordo com o tipo de linfoma e pode incluir quimioterapia, radioterapia, imunoterapia ou transplante de medula óssea. A detecção precoce é fundamental para aumentar as chances de cura.
Sobre o HCP
É uma instituição privada e sem fins lucrativos que se dedica ao diagnóstico e tratamento integral de pacientes com câncer, por meio do Sistema Único de Saúde – SUS. Como instituição filantrópica, o hospital é mantido com doações de pessoas físicas e de empresas, além de parcerias, convênios e políticas públicas pactuadas com os governos municipais, estaduais e federal.
Atualmente é responsável por mais de 50% de todas as pessoas com câncer em tratamento pelo SUS em Pernambuco. Visando o acesso à reabilitação, o HCP disponibiliza terapias complementares compostas por uma equipe multidisciplinar, além da única urgência exclusivamente oncológica do estado.
Como ser atendido no HCP
Para ser atendido HCP é necessário ter o diagnóstico de câncer já estabelecido por exames ou o encaminhamento por escrito justificando a alta probabilidade ou suspeita da doença. Em posse desses documentos, o paciente deve procurar o setor de Triagem da instituição, de segunda a sexta-feira, a partir das 6h.