No último dia 6 de julho, o departamento de Ensino e Pesquisa do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), em parceria do serviço de cabeça e pescoço, realizou um evento de destaque dentro da campanha Julho Verde, voltado para a conscientização e atualizações sobre o câncer de cabeça e pescoço. O 1º Workshop em Cabeça e Pescoço teve um enfoque multidisciplinar, reunindo especialistas de diversas áreas para discutir os mais recentes avanços no diagnóstico, tratamento e reabilitação.
A iniciativa, que ocorreu no Hotel Beach Class Convention, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, ofereceu aos participantes a oportunidade de aprender sobre os diferentes aspectos do tratamento, desde as cirurgias avançadas, novas tecnologias, radioterapia, navegação do pacientem, até a reabilitação oro-facial e fonoaudiológica. “Estamos muito felizes com o resultado deste evento. Pensamos em uma programação multidisciplinar para alcançar profissionais e estudantes, inclusive com a apresentação de trabalhos científicos. A programação foi bem diversificada, com debates interessantes. Espero que esse seja o primeiro de muitos eventos sobre a área”, destaca Felipe Bonifácio, superintendente de Ensino e Pesquisa do HCP.
“Para o HCP esse evento é muito importante, pois corrobora para a importância do desenvolvimento da especialidade aos cuidados desses tipos de cânceres em Pernambuco. Nosso último estudo destacou que 89% dos pacientes dessa especialidade no estado são atendidos no Hospital de Câncer de Pernambuco, o que reforça a necessidade de discussões e eventos sobre esse tema”, ressalta Sidney Neves, superintendente geral do HCP.
Um Olhar Multidisciplinar
Durante o evento, profissionais de diversas áreas da saúde, incluindo oncologistas, cirurgiões, fonoaudiólogos e enfermeiros compartilharam suas perspectivas e conhecimentos. O foco era promover um atendimento holístico que não só trata a doença, mas também cuida do bem-estar geral do paciente. Entre os temas abordados no evento estavam:
· Atualização dos paradigmas do câncer de laringe – Dra. Izabela Costa Santos (INCA)
· Avanços tecnológicos na cirurgia de cabeça e pescoço – Dr. Paulo Bentes
· Avanços na reabilitação da voz – Erika Damasceno Espíndola
· Uso da tecnologia 3D na reabilitação oro-facial – Eliane Revoredo
· Navegação do paciente – Lorena Sofia
· Radioterapia no câncer de laringe – Dra. Ana Luiza Fassizoli
· Clinial Trials: oportunidades e desafios – Dr. Marcelo Salgado
Os três módulos de palestras foram finalizados com a formação da mesa de discussão, formada por renomados profissionais da área.
“O mundo está se desenvolvendo e não seria diferente em cabeça e pescoço. Quis trazer para este debate um pouco das novas tecnologias de inteligência artificial que estão sendo abordadas pelo mundo. Muito feliz em participar desse workshop”, afirmou dr. Paulo Bentes, cirurgião de cabeça e pescoço e coordenador do serviço no HCP.
“A reabilitação vocal traz o paciente para a vida social e o retorno para sua família. Não tem como falar de tratamento de câncer de cabeça e pescoço e câncer de laringe, o mais incidente, sem falar de reabilitação vocal. Trouxe esse tema para a palestra, com a participação da fonoaudióloga Vaneli Rosi Colombo”, acrescenta Erika Espíndola.
Outro tema de destaque foi a navegação do paciente, apresentado pela enfermeira e coordenadora, Lorena Sofia, tema de grande importância dentro do tratamento dos cânceres de cabeça e pescoço. “A navegação de pacientes é uma tecnologia em saúde, utilizada para guiar os pacientes dentro do serviço de saúde durante sua jornada oncológica. Os pacientes com Câncer de Cabeça e pescoço precisam ser assistidos por diversas especialidades para iniciar o tratamento, então o enfermeiro navegador pode acelerar o fluxo do paciente sendo um elo de comunicação entre os membros da equipe multiprofissional, identificando as barreiras do paciente e solucionando-as, melhorando a adesão do paciente e reduzindo o tempo de início do tratamento”, explicou.
Impacto e Reflexões
Mais de 100 pessoas estiveram presentes. O sucesso do evento reflete a importância de uma abordagem multidisciplinar no combate ao câncer de cabeça e pescoço. Através da colaboração entre diferentes áreas da saúde, é possível oferecer um tratamento mais completo e eficaz aos pacientes, abrangendo não apenas o aspecto físico, mas também o emocional e o social.
A Campanha Julho Verde continua ao longo do mês nas redes sociais do Hospital de Câncer de Pernambuco. Acompanhe o Instagram e Facebook no @sigahcp.
Apresentação de trabalhos
Ainda durante o Workshop de Cabeça e Pescoço, dez trabalhos foram selecionados para apresentação. Foram eles: o papel do fonoaudiólogo em indivíduos com câncer na cavidade oral: uma revisão bibliográfica (escritores: Sabrina Valeriano da Silva, Heloisa Albuquerque Ferreira e Édla Édna da Silva); fatores prognósticos para desmame de sonda nasoenteral em pacientes submetidos à pelveglossomandibulectomia (escritores: Rhayssa Maria Wanderley Alves, Isabelle Cristine Freitas da Silva, Elaine Cristina Bezerra dos Santos, Maria Deluana da Cunha, Débora Karla de Oliveira Lima, Roberta Borba Assis); análise quantitativa de casos de neoplasias malignas de laringe em hospitais de pernambuco entre 2018-2023 (escritores: Emanuel Guilherme Santana dos Santos, Lorena Albertina Moura Silva e Victoria Rafaela Belo Barreto); alterações fonoaudiológicas em casos de câncer de cabeça e pescoço: uma revisão integrativa (escritores: Sabrina Beatriz Sales Cavalcanti de Oliveira, Maria Júlia Corrêa de Almeida, João Pedro dos Santos Queiroz e Diana Balbini Lapa Albuquerque Britto); avaliação de risco de disfagia e estado e estado nutricional de pacientes com tumores de boca e orofaringe (escritor: Débora Karla de Oliveira Lima, Laryssa Kaline Albuquerque, Maria Deluana da Cunha, Rhayssa Maria Wanderley Alves, Rosielle Batista Ferreira e Elaine Cristina Bezerra dos Santos); efeito dos exercícios de trato vocal semiocuido (etvso) no pós-operatório imediato de tireoidectomia total: estudo piloto (escritor: Débora Karla de Oliveira Lima, Mikaelly Damasio dos Santos Vital, Maria Deluana da Cunha, Elaine Cristina Bezerra dos Santos, Phelipe Cunha Bezerra, Rhayssa Maria Wanderley Alves e Rodrigo Alves Andrade); o papel da fisioterapia na reintegração funcional de pacientes com câncer de cabeça e pescoço (escritores: Garry Alyxandrov Marques da Silva, Saulo Lins Freire e Ewerton Cordeiro Gomes); diagnóstico e tratamento do câncer de tireoide segundo região de saúde em pernambuco entre 2019-2023 (escritores: Eduarda Lima de Amorim Gomes, Letícia Costa Barreto de Oliveira, Victoria Rafaela Belo Barreto e Vitória Maria de Souza Borges); fsisioterapia na reabilitação interdisciplinar do rabdomiossarcoma de cabeça e pescoço em pacientes pediátricos: artigo revisional (escritores: Saulo Lins Freire, Garry Alyxandrov Marques da Silva e Ewerton Cordeiro Gomes); e atuação fonoaudiológica em pacientes laringectomizados pós câncer de laringe: um levantamento bibliográfico (escritores: Heloisa Albuquerque Ferreira, Sabrina Valeriano da Silva e Édla Édna da Silva).
Conscientização e Prevenção
A campanha Julho Verde, desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) e utilizada por diversas instituições de saúde, visa aumentar a conscientização sobre os fatores de risco associados ao câncer de cabeça e pescoço, como o tabagismo, o consumo de álcool e o Papilomavírus Humano (HPV). No evento, palestras educativas foram ministradas para orientar o público sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce, que é crucial para aumentar as chances de cura e reduzir os impactos na qualidade de vida.
Confira as fotos do evento abaixo: