Estamos dando mais um passo à sustentabilidade e economia financeira. Em parceria com a Neoenergia Pernambuco, nossa instituição terá uma bateria instalada, possibilitando uma redução significativa no consumo de energia, especialmente nos horários de ponta. A cerimônia de assinatura do projeto foi realizada na última sexta-feira (14), na biblioteca.
Na ocasião, participaram da cerimônia: João Paulo Neves – Diretor de Relações Institucionais Rafael Motta; Gerente de Relações Institucionais; Priscilla Primo – Especialista de Relações Institucionais; Artur Costa – Supervisor de Eficiência Energética; Maria Eduarda – Engenheira de Eficiência Energética; Erica Ferreira – Superintendente de Grandes Clientes, que foram recebidos pelos superintendentes do HCP.
Com capacidade de armazenamento de até 1.200 kWh, a bateria será carregada fora do horário de ponta, quando o custo da energia é mais baixo, e utilizada entre as 17h30 e 20h30, quando a demanda é maior e o valor do kWh é mais alto. Essa medida permitirá a economizar até 80% no consumo de energia durante o horário de pico.
A instalação da bateria é mais uma etapa do compromisso da Neoenergia. Em 2022, a Neoenergia inaugurou uma usina solar fotovoltaica que já contribui significativamente para a redução do consumo de energia.
“A instalação dessa bateria é um marco importante para a instituição, e estamos confiantes de que trará benefícios não apenas para o meio ambiente, mas também para a saúde financeira do hospital, permitindo que possamos investir ainda mais no cuidado dos nossos pacientes. Agradecemos imensamente à Neoenergia por nos trazer grandes soluções”, afirma Dr. Sidney Neves, Superintendente do HCP.
“Essa iniciativa que assinamos hoje é mais uma parceria entre a Neoenergia e o Hospital de Câncer de Pernambuco, que se soma ao que entregamos no final do ano passado, que é a usina solar. Com essa bateria o HCP poderá, a partir da geração solar, otimizar o consumo durante o mês e, com isso, potencializar o uso sustentável da energia e ter economia nos recursos”, destaca João Paulo Rodrigues, Diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Neoenergia Pernambuco.
A bateria será instalada em um contêiner ao lado da subestação do HCP, local seguro e de fácil acesso para profissionais habilitados. A previsão é que a instalação seja concluída até o final deste ano.
Sobre o HCP
O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos, fundada em 1953. É referência no tratamento de câncer no estado de Pernambuco, realizando cerca de 50% dos procedimentos oncológicos. O HCP oferece atendimento ambulatorial, quimioterapia, radioterapia, cirurgia oncológica, medicina nuclear, psicologia, serviço social e nutrição, além de contar com um centro de pesquisa e ensino.