A comunicação eficaz é essencial para proporcionar um atendimento de qualidade aos pacientes. Uma nova abordagem promissora está ganhando destaque nos corredores do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP): a ferramenta HUDDLE. Esta solução inovadora, implementada pela gerência de enfermagem, em dezembro de 2023, está transformando a forma como equipes colaboram, compartilham informações e tomam decisões, resultando em uma assistência mais coordenada e eficiente.
O que é o HUDDLE?
O HUDDLE é uma ferramenta de comunicação e colaboração projetada especificamente para ambientes hospitalares. Inspirado pelo conceito de “huddle” no esporte, onde os membros da equipe se reúnem rapidamente para compartilhar informações e estratégias. A plataforma permite que médicos, enfermeiros, terapeutas e outros profissionais da assistência se conectem de forma rápida e fácil, como forma de gerenciar ativamente a qualidade e segurança da assistência prestada.
HUDDLE no HCP
A interface intuitiva do HUDDLE facilita a comunicação em tempo real entre os membros da equipe. É uma reunião curta de 10 minutos, que ocorre 2 vezes ao dia (09h e 15h), envolvendo a equipe de apoio e assistencial do hospital. É utilizado um formulário pré-estabelecido, o qual deverá ser preenchido a cada encontro e divulgado entre os participantes posteriormente – os representantes retornam para as áreas e dão o feedback para as equipes. As perguntas tratam da organização de equipes, abastecimento de insumos e medicamentos, equipamentos, pendências e entre outros serviços do HCP que possam afetar diretamente e indiretamente à assistência ao paciente.
Benefícios da Implantação do HUDDLE
Por ser uma ferramenta fácil e de rápida aplicação, não gera custos para o hospital e permite a visão sistêmica dos processos da instituição. Tem o foco no desempenho diário do hospital, por isso facilita a aproximação das áreas de apoio e áreas assistenciais, fortalecendo o vínculo institucional e de parceria, dando mais agilidade nos fluxos dos pacientes e na tomada de decisão; melhora a qualidade assistencial, aumentando a segurança do paciente e promovendo a rotatividade de leito e redução do tempo de internação.