Pensando na gestão adequada de resíduos gerados pela instituição, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) inaugurou a Central de Resíduos, um lugar destinado à triagem correta do material descartado, separado por grupos, . O espaço de 150,53m² teve o investimento de R$ 218.375,31, recurso proveniente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, que inclui investimentos em melhorias estruturais e assistenciais com o objetivo de promover mais conforto e segurança às pessoas, além de contribuir para a sustentabilidade dos ambientes internos.
A superintendente administrativa, dra. Cláudia Barbosa, comemorou a nova conquista estrutural que coloca o HCP como uma entidade de saúde que está em conformidade com o meio ambiente.
“Este espaço é simbólico porque representa a grandeza do nosso comprometimento com a sustentabilidade e que envolve todo o controle que vamos passar a ter com os resíduos produzidos aqui. É mais uma conquista fruto do trabalho das equipes operacionais e de convênios”.
Toda a administração dos resíduos é dividida por grupos: Grupo D (resíduos comuns), Grupo B (resíduos químicos), Grupos E e A (materiais perfuro cortantes). O local também possui banheiro e espaço para descanso.
“Além da separação correta, temos como fazer a pesagem desses materiais, o que nos possibilitar ter controle total sobre as informações dos resíduos”, acrescentou Suzana Bezerra, coordenadora administrativa.