O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) passa a integrar a Aliança AMARTE, união de entidades brasileiras com o propósito de aprimorar os resultados do tratamento oncológico para crianças e adolescentes. A inclusão ocorreu por meio da equipe médica da pediatria do HCP, que atende crianças desde o diagnóstico ao pós-tratamento. Esta é uma das maiores novidades para o hospital, que agora faz parte de um grupo relevante junto a outros hospitais de referência.
A Aliança foi criada pelo diretor médico da unidade do Hospital de Amor, Dr. Luiz Fernando Lopes, em colaboração com o St. Jude Children’s Research Hospital, uma instituição referência em oncologia pediátrica no mundo. Atualmente, a união conta com 30 centros hospitalares em todo o país. Em Pernambuco, além do Hospital de Câncer, também estão o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) e o Hospital Universitário Oswaldo Cruz.
O Hospital de Câncer de Barretos destaca quatro pilares que norteiam os objetivos da Aliança AMARTE:
· Harmonização de diagnósticos: disseminação colaborativa das melhores práticas, fundamentadas em evidências científicas, para aprimorar a atenção à saúde de crianças e adolescentes com câncer, por meio da padronização de critérios diagnósticos e compartilhamento de tecnologias.
· Uniformização de tratamento: implementação de ações inovadoras no modelo de gestão assistencial, com a elaboração de diretrizes e protocolos clínicos embasados nas melhores evidências científicas, com o objetivo de aprimorar a qualidade da assistência e a segurança do paciente.
· Estudos epidemiológicos e de sobrevida: manutenção de um banco de dados para monitoramento do paciente, com indicadores demográficos, de diagnóstico, estadiamento, tratamento e acompanhamento, visando mensurar a qualidade da assistência.
· Desenvolvimento científico e inovação: estímulo e/ou promoção do desenvolvimento de pesquisa, visando a geração de novos conhecimentos e a transição para a assistência.
Segundo a Dra. Virgínia Almeida, oncologista pediátrica do HCP, participar da Aliança AMARTE traz inúmeros benefícios: “A inclusão do HCP na Aliança representa um passo importante em nossa missão de aprimorar o acesso ao tratamento oncológico para pacientes pediátricos. Com isso, vamos participar de reuniões periódicas para estabelecermos objetivos e mostrar resultados”, destacou.
Referência em oncologia no Nordeste, o Hospital de Câncer de Pernambuco é reconhecido por atender casos de alta complexidade, bem como o que mais trata câncer de osteossarcoma e outros tumores que afetam músculos e ossos, doenças bastante comuns em pacientes pediátricos da instituição.