O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) acolhe o médico ortopedista palestino Wasin Issa para uma sub especialidade de seis meses em ortopedia oncológica, área vital para pacientes com câncer ósseo. Sua missão é adquirir conhecimentos e experiências na instituição para introduzir em seu trabalho realizado na Faixa de Gaza, território palestino.
A jornada de aprendizado de Wasin é coordenada por Marcelo Souza, ortopedista oncológico do HCP. Antes da pandemia, Dr. Marcelo desempenhou um papel pioneiro ao se tornar o 1º ortopedista oncológico do mundo a entrar na Faixa de Gaza para atender pacientes de forma voluntária através do programa da ONG Palestine Children’s Relief Fund (PCRF), Fundo de Alívio para Crianças da Palestina, em português
Foi durante esse trabalho que ele conheceu Wasin e contribuiu para trazê-lo a Pernambuco.
Na última semana, Wasin foi formalmente recebido no HCP por Dr. Marcelo e pelo superintendente de Ensino e Pesquisa, Felipe Bonifácio.
Enquanto estiver no hospital, Wasin terá a oportunidade de mergulhar nas atividades da equipe da ortopedia oncológica, entendendo a conduta da especialidade, frequentando o ambulatório de cirurgia, enfermarias, participando das reuniões clínicas e vivenciando todas as práticas assistenciais e científicas necessárias para a sua dedicação à profissão.
De acordo com o Dr. Marcelo Souza, Wasin absorverá uma grande experiência durante sua estadia no Hospital de Câncer, seguindo os passos de outros médicos que já passaram pela instituição e estão impactando positivamente nas regiões onde atuam.
“A vinda de Wasin Issa demonstra o compromisso do HCP em compartilhar conhecimentos para que outros especialistas possam proporcionar atendimento de qualidade a pacientes, não apenas em sua comunidade local, mas em qualquer lugar do mundo”.